Blog do UNASP

Teologia: quais são as principais áreas de atuação?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Bíblia, religião, doutrina e comportamento são alguns dos temas que o profissional formado em Teologia aborda em sua atuação. Tem interesse nessa área? Descubra mais sobre essa profissão .

As Escrituras Sagradas, termo utilizado para se referir à Bíblia – livro milenar que contem mensagens inspiradoras e histórias que são a base dos ensinamentos do cristianismo – é o que é estudado, discutido e aprendido no curso de Teologia. Muito mais do que estudar uma religião, os teólogos têm uma visão ampla das questões mais intrigantes do ser humano. O bacharel em Teologia do Unasp adquire um conhecimento aprofundado sobre as Escrituras Sagradas, sua inspiração, autoria, autoridade e unidade. Se você se interessa por essa área, pode ser que Teologia seja o curso para você!

Teologia e o perfil do estudante.

Algumas pessoas escolhem o curso de Teologia meramente para aprimorar seus conhecimentos para acrescentar conteúdos relevantes em suas profissões, por exemplo, no caso de pesquisadores, arqueólogos, filósofos e cientistas. Porém, a grande maioria escolhe a Teologia pelo simples fato de amar a profissão e querer passar para outras pessoas as palavras de esperança, amor e paz; além de fazer a diferença na comunidade e escolas.

É certo que possuir algumas características contribuem para que o aluno absorva mais sobre as aulas e depois atue no mercado de trabalho de forma brilhante. Algumas delas são:

• Espírito Missionário: Um dos focos deste curso é que o teólogo seja um missionário, não apenas no sentido literal, mas também no sentido em ter um espírito missionário, ou seja, caridoso, generoso e que não mede esforços para pregar o que acredita. Alguém que faz a diferença na vida das pessoas que o cerca e também se houver possibilidade. Que faz a diferença na vida de pessoas através da pregação do evangelho.

• Empatia: “andar como Ele (Jesus) andou”, é como se fosse um lema que norteia a caminhada do cristão. Isso significa agir segundo o próprio Cristo agiu. Logo, colocando-se no lugar do outro, ouvindo, ajudando, estendo a mão, não julgando e tendo compaixão, aceitação e respeito. O teólogo, acima de tudo também é um ser humano e quando tem empatia por outras pessoas em suas atitudes e palavras, revela o verdadeiro exemplo de Jesus.

Ah, vale lembrar que depois de formado o egresso do curso de Teologia terá o perfil de um líder espiritual, sob a perspectiva evangélica tradicional. O exercício das atividades profissionais estará sintonizado com as características sociais do grupo a que serve, de modo que suas habilidades estejam a serviço da comunidade. O egresso passa também a ter a capacidade de identificar necessidades espirituais e analisa-las à luz dos princípios bíblicos, levando a uma intervenção lúcida e auxiliadora. O bacharel é responsável por promover a melhora da qualidade espiritual de sua comunidade, levando-a ao aprimoramento cristão e ao estabelecimento de fortes vínculos de civilidade, bem como passa a ter competência e habilidade para compreender a diversidade de elementos teóricos, além das múltiplas formas e técnicas de atuação possíveis na tradição cristã. Como líder espiritual, compreenderá que a teologia sempre estará em interface com áreas afins do conhecimento como a antropologia, pedagogia, sociologia, psicologia, filosofia, entre outras.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Como funciona o curso?

O curso de Teologia faz parte de uma área conhecida como Ciências Humanas e tem duração de 8 semestres. No Unasp, esse curso é oferecido na modalidade bacharel, então ao final do curso, o formando recebe o diploma de Bacharel em teologia.

Durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências com mestres, doutores, pesquisadores e arqueólogos renomados. Esse contato possibilita o aumento da percepção sobre os temas, áreas e assuntos, o que contribui e muito para realização de projetos, trabalhos e atividades que possuem o intuito de consolidar o aprendizado.

O curso de Teologia inclui disciplinas específicas como: Cultura Gera, Formação Espiritual, Hebraico, Doutrina de Deus, Pentateuco, Teologia e Filosofia, Teologia e Princípios de Saúde, Cristologia, Grego, Evangelização, Música Sacra, Hermenêutica, Homilética, Pneumatologia, Livros Poéticos, Ética Cristã, Arqueologia Bíblica, Família e Sociedade, Escatologia, Exegese do Novo Testamento, Apocalipse, Epístolas Gerais, dentre outras. Conhecer algumas disciplinas já dá pra termos uma visão do curso e o que é estudado nele.

Qual é o diferencial do curso no Unasp?

As aulas são ministradas por mestres, doutores e pós-doutores, baseada na filosofia Adventista do Sétimo Dia. Além das aulas teóricas os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Algumas das atividades são realizadas em igrejas e através de projetos sociais. No sexto semestre o Unasp-EC envia os estudantes para diversas regiões do Brasil e do mundo para se desenvolverem a prática da profissão de forma intensiva, permanecendo fora da sala de aula por três meses.

Além disso, a Faculdade de Teologia do Unasp é nota 5 na avaliação do MEC. Separamos um vídeo bem legal falando sobre isso:[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/RhKbY-tw5To” align=”center”][vc_text_paragraph]

As quatro grande áreas da Teologia.

A teologia cristã encontra-se expressa, basicamente, em quatro grandes seções.

1. Teologia histórica.

A teologia é um ramo dos estudos teológicos que investiga os mecanismos sócio-histórico culturais que deram início às ideias, sistemas, e afirmações teológicas. Basicamente é a história das doutrinas e o impacto da bíblia na história humana. Inclui, também, todos os períodos históricos e o papel da igreja e ensinamentos cristãos na história da humanidade.

2. Teologia bíblica.

A teologia bíblica tem uma ênfase específica no estudo da teologia. De acordo com o site Mundo Cristão é a “maneira não técnica, pode referir-se à teologia pietista (em contraste com a teologia filosófica), ou a uma teologia baseada na Bíblia (em contraste com uma que interage com os pensadores contemporâneos), ou ainda à teologia exegética (em contraste com a teologia especulativa). Algumas teologias bíblicas contemporâneas, de perspectiva liberal, enquadram-se nesta última categoria, exegética, mesmo que sua exegese não represente fielmente o ensino bíblico. Muitas vezes, seus escritos são apenas comentários a respeito de tudo o que a Bíblia diz sobre assuntos como o Reino de Deus, as alianças, Deus (se for teologia bíblica do Antigo Testamento) ou questões como os ensinamentos de Jesus, de Paulo e do cristianismo primitivo (quando se trata de teologia bíblica do Novo Testamento). Tecnicamente, a teologia bíblica tem um enfoque bem mais penetrante do que esse. Ela lida de modo sistemático com o progresso historicamente condicionado da autorrevelação de Deus na Bíblia.”

3. Teologia sistemática

De acordo com o site Mundo Cristão a “teologia sistemática correlaciona os dados da revelação bíblica como um todo, para exibir sistematicamente a imagem completa da autorrevelação de Deus. A teologia sistemática pode incluir o contexto histórico, a apologética (defesa da fé) e o trabalho exegético, mas concentra-se na estrutura total da doutrina bíblica.”

4. Teologia aplicada.

teologia prática refere-se à aplicação prática da teologia à vida quotidiana. Segundo o teólogo cristão Richard Osmer, a teologia prática parte de quatro questões-chave, que se desdobram em quatro tarefas. Tarefa empírico-descritiva, tarefa interpretativa, tarefa normativa e tarefa pragmática

Mercado de trabalho e áreas de atuação.

A área Teológica não é muito abrangente pois suas atuações são bastantes específicas e de bastante responsabilidade. Essas são algumas das áreas onde o profissional em Teologia pode atuar:

Ministério pastoral: profissional que irá coordenar e dirigir uma igreja e seus membros, sendo líder, pregando, visitando membros, agindo para a expansão do evangelho e alcançando novas pessoas da comunidade.

• Professor de ensino religioso para alunos de ensino fundamental e médio: os profissionais podem atuar em escolas públicas ou privadas, sendo conselheiro, professor de religião ou capelão.

• Docência universitária: após uma especialização, geralmente mestrado, o profissional em Teologia pode atuar como professor universitário em aulas de Filosofia, Sociologia, Religião, dentre outras.

• Gestão de departamentos ministeriais de organizações religiosas: atuar na organização e administração da igreja atuante, com estratégias, criação de materiais, capacitação de pastores, membros, dentre outras atividades.

Além dessas áreas o profissional formado em teologia também pode atuar em:

• Docente de Ensino Religioso;
• Pesquisador;
• Capelão Escolar;
• Capelão Hospitalar;
• Capelão nas Forças Armadas e na Polícia Militar;
• Consultor e gestor de projetos sociais em ONGs;
• Administrador de instituições religiosas;
• Editor e revisor de conteúdo para o mercado editorial religioso.

Média salarial.

De acordo com o blog Quero Bolsa, o salário médio nacional de um Teólogo de R$ 2.195. Os estados onde a profissão de Teólogo têm os melhores salários são Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. As especialidades com os melhores salários são Teólogo, Missionário e Ministro de culto religioso. Essas informações são baseadas nas 363 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.

• Teólogo  – R$ 2.381

• Missionário – R$ 2.191

• Ministro de culto religioso – R$ 2.187

Além desses valores, existem muitas instituições que além do salário também disponibilizam ao profissional de Teologia, auxílios para a profissão. Lembrando que essa é a média salarial e não corresponde ao valor exato, e também pode variar de cidade para cidade, dependendo da região.

E aí, o que achou do curso de Teologia? Não deixe de acessar o nosso site e conferir mais sobre essa graduação a oportunidade de estudar com a gente.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Psicologia: quais são as principais áreas de atuação? 

• Música: quais são as principais áreas de atuação de um músico?

• Letras: descubra quais são as principais áreas de atuação.

• História: descubra quais são as principais áreas de atuação.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também