[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
A vida não se resume só ao trabalho e quando entendemos isso, passamos a entender melhor o nosso propósito. Veja 4 dicas para manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Não é tão difícil encontrar alguém que trabalhe muito. Essa pessoa pode ser você, alguém próximo ou algum conhecido. As pessoas têm trabalhado cada vez mais nos últimos anos e isso, a longo prazo, não é algo muito bom. Ainda mais quando falamos em qualidade de vida.
Ou seja, sempre bate aquela dúvida, vale a pena trabalhar em demasia? E por consequência, aceitar que certos âmbitos da vida vão acabar sendo deixados de lado.
Bem, é necessário lembrar que embora o trabalho seja um bom meio para a independência financeira e realizações de sonhos, ele não deve ser uma atividade que custe o nosso bem-estar.
Além disso, não estamos falando só das horas trabalhadas, mas também dos cursos de aperfeiçoamento, idiomas, projetos e outras atividades que tem como objetivo o alcance do sucesso profissional, que são realizadas nos “tempos livres”
Bem, nós sabemos da importância do trabalho e dos objetivos pessoais. E apesar desses desafios é possível e necessário equilibrar os dois mundos. Essa prática irá ajudar a melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade e, claro, evitar problemas pessoais e na carreira profissional.
Portanto, para te ajudar, listamos 4 dicas para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Veja só.
1. Saiba o momento certo de dizer NÃO!
Em certos momentos da vida e do trabalho, temos dificuldade em dizer “não” e isso é um grande problema para a produtividade e o gerenciamento de tempo.
No trabalho, por exemplo, ao aceitar sempre as demandas é natural que não haja organização ou que o tempo no escritório aumente. E aí, já viu! O seu tempo será gasto no trabalho e você deixará outras prioridades. Será que vale a pena?
Por isso, para ajudar a equilibrar as suas tarefas na empresa com a vida pessoal, saiba dizer não aos trabalhos que não são da sua responsabilidade. Ah, e tente se atentar a cumprir suas tarefas somente dentro do seu horário de trabalho. Não faça isso nas horas vagas.
2. Não leve trabalho para casa
É comum, mas não deveria ser, levarmos os assuntos, problemas e afazeres do trabalho para casa. Ao contrário do que imaginamos, isso é totalmente prejudicial para a produtividade e para o seu tempo livre.
Logo, o ideal é ideal é deixar as preocupações profissionais no trabalho. Sejam elas listas de tarefas, e-mails, ligações e até recados. Deixe os assuntos pendentes para serem resolvidos durante o expediente.
Além disso, lembre-se que os momentos fora do escritório são para deleite pessoal e devem ser utilizados da melhor maneira possível, para cuidar de você e de outros assuntos. Por exemplo, evite trabalhar aos finais de semana.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
3. Planeje-se
A organização resolve muitos problemas. Portanto, planejar e ter disciplina nos horários pode ajudar a equilibrar a sua vida pessoal e profissional.
Então, estabeleça uma rotina diária para conversar com outras pessoas e se dedicar a você, à sua família e amigos. Ocupe o seu tempo com coisas que realmente lhe dão prazer.
Tenha sempre em mente quais são as suas atividades e priorize-as com o grau de necessidade. O planejamento deve incluir as coisas do trabalho e da sua rotina, alinhando os afazeres e dando equilíbrio e forma a sua agenda.
4. Tenha um momento seu
Embora seja necessário administrar bem os seus compromissos pessoais com a demanda de trabalho, não se esqueça de que você também precisa de um tempo só para você.
Uma pausa no dia e na semana para se ouvir, colocar os pensamentos em ordem e tomar decisões. Tudo se resume a escolhas e as consequências delas. Por isso, é preciso saber priorizar e se organizar para garantir o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
No resumo, divirta-se, viaje, pratique exercício e esteja perto de quem realmente importa. Você merece!
Equilíbrio é tudo!
Tudo em exagero faz mal. Ou seja, é preciso saber equilibrar os aspectos da vida de forma que os extremos não te prejudique. Ao aplicar essas dicas, certamente você conseguirá equilibrar trabalho e vida pessoal de uma maneira mais eficaz.
Todavia, tenha em mente que no início é difícil e encontrar o equilíbrio é um desafio diário.
Por isso, se você tem dicas e experiências para deixar o trabalho e a vida pessoal em equilíbrio, deixe aqui nos comentários.
Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também:
• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.
• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.
• Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes da vida.
• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]