Blog do UNASP

Será que vale a pena começar uma segunda faculdade?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já fez uma faculdade e, agora está pensando em começar uma segunda graduação? Descubra a seguir se vale a pena ou não investir em mais um curso.

A vida profissional é um constante desafio. Com a atual configuração do mercado de trabalho, com o desemprego em alta no país, o desafio tornou-se ainda maior. Será que uma segunda faculdade irá te ajudar a ser um profissional de destaque no mercado?

Muitos profissionais cogitam a ideia de começar uma segunda faculdade. Seja para ampliar a qualificação e os conhecimentos ou simplesmente porque não conseguem oportunidades de emprego na área atual. Além disso, ainda há aqueles profissionais que não se identificam e estão insatisfeitos com o curso que fizeram e agora descobriram novas habilidades e aptidões e decidem estudar novamente.

Então, seguindo essa linha raciocínio, até que ponto vale a pena começar uma segunda faculdade?

Há muitas respostas para essa pergunta pois depende de cada situação em particular. Por isso, se você está pensando em começar uma segunda faculdade, veja alguns pontos importantes que listamos antes de você tomar a sua decisão.

Voltando para a faculdade

Voltar para a faculdade, para fazer um curso de graduação, só valerá a pena se você quiser mudar radicalmente de área ou então, quando uma formação complementa a outra. Um exemplo disso é um publicitário cursar uma faculdade de Rádio e Tv com o intuito de ampliar seu campo de atuação na área em comunicação. Pensando nesta linha, ele terá grandes possibilidades de destacar-se. Isso porque ele uniu carreiras semelhantes ou que se complementam. O que pode ser um diferencial incrível para qualquer profissional!

Contudo, voltar para as cadeiras da faculdade demanda tempo de estudos, deslocamento, recurso financeiro e disposição física e mental. Serão aproximadamente de 4 a 5 anos, dependendo do curso. Por isso, antes de iniciar a faculdade é preciso colocar na ponta do papel todos os prós e contras.

Questionamentos

Faça perguntas, como:

• Por que realmente eu quero fazer uma segunda faculdade?

• Qual será o valor da faculdade? Eu tenho esse dinheiro?

• Será que haverá tempo para trabalhar e estudar?

• Como irei conciliar minha vida profissional e pessoal com os estudos?

• Tenho condições financeiras de abrir mão do trabalho e somente estudar?

• Será que é realmente isso que preciso?

• Além disso, terei energia suficiente para estudar todos os dias, fazer trabalhos e provas?

• O mercado de trabalho trará boas oportunidades para mim?

• Vale a pena voltar aos estudos pensando somente pela remuneração e/ou me trará realização pessoal e profissional?

Todos esses questionamentos precisam ser feitos de verdade e serem analisados com cautela, antes de você tomar uma decisão.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

As principais vantagens de fazer uma segunda graduação

Existem muitas vantagens de começar uma segunda faculdade. Por exemplo: ganha-se mais conhecimento em diversas áreas; oportunidades de trabalhar em diferentes áreas numa empresa; chances de ter destaque no mercado de trabalho e alcançar cargos de liderança.

Além disso, o networking e todas as habilidades que você vai desenvolver no decorrer dos anos, farão toda a diferença na sua vida profissional.

Mercado de trabalho e opções

Embora você deva analisar sua vontade pessoal, também não deve esquecer de analisar o mercado da nova formação. Será que é necessário adequar-se ao mercado, buscar qualificação, se aprofundar e se especializar numa área? Em muitos casos, a melhor opção é a pós-graduação.

De curta duração, os cursos de pós-graduação (muitos podem ser feitos a distância) te darão conhecimento bastante específico e especializado sobre determinada área, podendo dar um up na sua profissão, sendo bem valorizados no mercado de trabalho.

Vale a pena pra você?

Como dissemos, cada caso é um caso e você precisa analisar o seu. Mas, independente da sua escolha, entre uma segunda faculdade ou uma pós-graduação, o importante é continuar estudando e se aprimorando, o conhecimento é nosso maior patrimônio.

Portanto, leia, pesquise e analise cada passo. Você fez uma segunda faculdade? Conte pra gente sua experiência e como foi essa escolha aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 10 dicas para não desanimar e recuperar o ânimo durante a faculdade

• 3 razões pelas quais você precisa fazer uma faculdade

• Não tenho dinheiro, mas quero fazer faculdade. E agora?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também