Blog do UNASP

Vida, Animada: um documentário delicado e íntimo sobre o autismo.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Eles acharam que a voz de Owen nunca mais seria ouvida novamente, até que Peter Pan, Simba e Ariel abriram portas de um mundo novo. “Vida, Animada” é um documentário delicado e íntimo sobre a vida de um autista que encontrou a liberdade através dos desenhos animados.

No dia 2 de abril todo o mundo celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente, Dia Mundial do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre esse transtorno cerebral que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, além de ajudar a derrubar preconceitos. Mas, a conscientização e debate sobre o autismo não pode ser apenas um dia ao ano, mas sim todos os dias. Através de conversas, busca por informações e também através dos meios de mídia e entretenimento.

É o caso do documentário Life, Animated (Vida, Animação- em uma tradução livre) disponível na Netflix  que foi criado para ajudar a população mundial a conhecer e a se informar sobre o autismo. Em uma relação bem próxima de vida real e com animações da Disney, é possível ver o progresso do pequeno e grande Owen Suskind.

Dá uma olhada no trailer do doc.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=4n7fosK9UyY” align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]Vida, Animada é um documentário que conta a história de Owen, um jovem de 23 anos, diagnosticado com autismo aos três anos de idade. Do nada ele fechou-se em um mundo particular e parou de falar e interagir com os pais e o irmão. Três anos depois, numa brincadeira com um fantoche do Iago de Aladdin, seu pai imita a voz do personagem e pergunta: “Então, Owen, como vão as coisas?”. A resposta é imediata e surpreendente: “Não estou feliz. Não tenho amigos. Não entendo o que as pessoas dizem”. A partir daí, abre-se um canal de comunicação totalmente inusitado: através das animações da Disney, a que Owen assiste compulsivamente. Nesse documentário o diretor Roger Ross Williams apresenta o animado e simpático Owen de diferentes formas. Ele usa vídeos caseiros da época de infância, desenhos animados da Disney, animação e depoimentos para nos aproximar do universo de Owen, de seus amigos que também são portadores da doença e a namorada, Emily.

O longa é baseado no livro “Life, Animated: A Story of Sidekicks, Heroes, and Autism (Vida, Animada: Uma História de Parceiros, Heróis e Autismo- em uma tradução livre)” de Ron Suskind, jornalista do The Wall Street Journal e pai de Owen. Durante 1h30 de documentário, Owen e seus pais contam como diversos desenhos da Disney, que fazem parte da infância das crianças, ajudaram Owen a voltar a interagir com o mundo, a lhe dar conforto com o fim de um relacionamento, e até mesmo conseguir um emprego.

vida, animadaReceber o diagnóstico que um filho é autista é muito difícil para qualquer pai e mãe, com os pais de Owen não foi diferente. Eles receberam essa notícia em uma época em que o autismo não era tão estudado como é hoje. Juntamente com o espanto, também veio o medo do futuro do filho, não que esse medo tenha acabado, pelo contrário, ele continua, porém hoje eles contam com mais apoio e com lições que eles aprenderam na marra, na convivência com o filho.

“Minha infância passou, mas isso não importa. Meu futuro? Ainda estou buscando ele.”

Como muitas crianças Owen também sofreu bullying. Porém, Dumbo, Pumba, Peter Pan, Simba, entre outros parceiros dos heróis da Disney sempre estiveram ao seu lado. Através das histórias dos filmes Owen passou a libertar-se de seus medos e a se aproximar do seu irmão Walter e de seus pais. O “era uma vez”, a imaginação e os sonhos foram os ingredientes para o resgate de alguém que era vítima de um ataque invisível, com poucas possibilidades de se defender.

Vida, Animada, é um documentário que leva de forma deliciada e íntima informações preciosas para quem ainda desconhece o que realmente é o autismo e as potencialidades dos autistas. Ele mostra que há um futuro otimista para os autistas e para todos que estão seguindo na vida. Assistam![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Pedagogia: quais são as principais áreas de atuação?

• Psicologia: quais são as principais áreas de atuação?

• 8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional.

• Não tenho mais idade para estudar. Será mesmo? [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também