Blog do UNASP

História do Brasil: vídeos para entender o Brasil Colônia.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Aprenda mais sobre o período do Brasil Colônia através de videoaulas, documentário e séries disponíveis gratuitamente no YouTube.

Estudar a história do nosso país não é apenas importante para poder passar nas provas da escola, no Enem ou nos demais vestibulares. Debruçar-se na nossa história é uma maneira de desenvolver o espírito crítico e a compreensão do poder que você e todos nós temos de transformar o mundo. A história é a ciência do passado e do presente e ela não deve ser encarada como uma simples série de repetições e dados decorados. Na verdade ela deve ser encarada e usada como um instrumento de conscientização e transformação do presente e do futuro.

Por exemplo, o Brasil Colônia foi um período muito importante da história do nosso país. Esses séculos influenciaram a estrutura social e econômica, que até hoje reflete no nosso cotidiano.

Colonização do Brasil, processo também conhecido como Brasil Colônia ou Brasil colonial, foi o período em que o território brasileiro era uma colônia do império português. Essa colonização durou da primeira metade do século XVI até a primeira metade do século XIX. O termo “Brasil Colônia” é anacrônico e meramente indicativo do período histórico colonial. Afinal, o atual território brasileiro não teve o título ou designação oficial de “colônia” portuguesa.

Antes da dominação dos portugueses em 1500, o território do Brasil era habitado por indígenas. Em relação às possessões portuguesas na América do Sul houve uma característica comum, a integridade territorial e linguística mesmo após a independência. Dando assim, origem ao maior país do subcontinente americano.

A grandeza do atual território brasileiro, construída desde o período colonial, foi resultado da interiorização da metrópole portuguesa no território sul-americano, especialmente após o descobrimento de ouro nos sertões. Quer aprender mais sobre o período do Brasil Colônia, a economia, os principais fatos históricos, a formação do povo brasileiro, a cultura e as suas principais características dessa época? Então acompanhe a seleção de vídeos logo abaixo.

Aprenda mais sobre o Brasil Colônia de uma maneira prática e divertida.

Nessa videoaula o professor Walter do canal “Se Liga Nessa História” faz um panorama do período colonial, explicando o que é, quando começa e termina, como também os principais conteúdos desse período que são cobrados nos vestibulares. No final ele faz uma resolução de exercício para colocar em prática o aprendizado. Vale a pena o play![/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/sP2kl0irjBQ” align=”right”][vc_text_paragraph]O vídeo a seguir é uma aula sobre o período Brasil Colônia em um formato de revisão. Nele o prof. Schiavone irá passar pelos principais tópico do período colonial brasileiro. O que facilita muito na hora de revisar os estudos e relembrar alguns dados.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/ouq9tU5DUOc” align=”center”][vc_text_paragraph]Produzido pelo canal TV Escola a Série 500 anos: O Brasil-Colônia na TV mostra, em oito programas, uma versão sobre alguns dos principais fatos da história da colonização do Brasil, desde a adaptação dos colonos à nova terra até a Inconfidência Mineira, passando pelos conflitos por terras, a comercialização de escravos, a exploração dos minérios de ouro e o ciclo da cana-de-açúcar. O legal é que nessa série há encenações com bonecos animados, o que deixa o processo de aprendizado mais lúdico. Clique aqui para acessar o site da TV Escola. [/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/DW9HyaVzKrY” align=”center” title=”Ep. 01: Gente Colonial”][vc_video link=”https://youtu.be/V3iSsjxhIms” align=”center” title=”Ep. 02: Cana de Mel, Preço de Fel”][vc_video link=”https://youtu.be/Z6K8HS7TT3c” align=”center” title=”Ep. 03: Na Companhia dos Holandeses”][vc_video link=”https://youtu.be/uXdLY6tMLUE” align=”center” title=”Ep. 04: Dos Grilhões ao Quilombo”][vc_video link=”https://youtu.be/5XKBkt9zKQU” align=”center” title=”Ep. 05: A Conquista da Terra da Gente”][vc_video link=”https://youtu.be/5JRZfeicheA” align=”center” title=”Ep. 06: Entre a Fé e a Espada”][vc_video link=”https://youtu.be/jW1sQD747Rs” align=”center” title=”Ep. 07: Fausto e a Pobreza das Minas”][vc_video link=”https://youtu.be/fwx-xuLpt5Y” align=”center” title=”Ep. 08: Segredos da Inconfidência”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]O próximo vídeo é um documentário de 28 minutos que irá apresentar o período de 1500 a 1822 da história do nosso país.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/Vjnquqt6JN8″ align=”center”][vc_text_paragraph]Os próximo três vídeos são focados nos estudos para o ENEM e vestibulares.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/oRLtfByWTnA” align=”center”][vc_video link=”https://youtu.be/ggXcXPzp0WA” align=”center”][vc_video link=”https://youtu.be/rVdvUP0XylQ” align=”center”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• História: descubra quais são as principais áreas de atuação.

• 6 sites para você estudar História para o Enem e vestibulares.

• 9 músicas para entender a ditadura militar no Brasil.

• Enem e vestibular: dicas para estudar sozinho sem cursinhos preparatórios.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também