Interdisciplinaridade em saúde e educação (In)Tese

Ciências da Saúde | Campus

Curso/Área

Ciências da Saúde

Líder

Thiago da Silva Gusmão Cardoso

Ano de formação

2019

Integrantes:

Contato:

thiago.cardoso@unasp.edu.br

Linhas de pesquisa:

Transtornos do neurodesenvolvimento e Neuropsicologia Cognitiva: Traçar o perfil dos fenótipos cognitivos e comportamentais relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento, investigar práticas educacionais e sociais inclusivas e de intervenção psicológica relacionadas a indivíduos com TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, Autismo e Paralisia Cerebral. Desenvolver instrumentos de avaliação em neuropsicologia cognitiva para investigação em indivíduos com desenvolvimento típico e/ou com transtornos do neurodesenvolvimento.

 

Avaliação e intervenção nas doenças crônicas, psicossomáticas e ocupacionais: Desenvolver estudos relacionados às implicações psicológicas das doenças crônicas, psicossomáticas e ocupacionais, alisando a influência da psique, do corpo, da subjetividade na saúde e na doença humana. Além disso, investigar as formas de superação, enfrentamento e resiliência, propondo diferentes abordagens de tratamento para o sofrimento psíquico.

 

Avaliação, educação e saúde da família, do escolar e do trabalhador: Avalia o contexto sócio-cultural e as condições de vida através dos quais se estabelecem as situações de risco e vulnerabilidade. Trata, com particular interesse, os determinantes sociais que afetam a saúde geral e a saúde mental, no âmbito da família, da escola e do trabalho, visando à promoção da saúde e as práticas de educação em saúde. São de interesse desta linha a avaliação de indicadores e processos de formação dos profissionais da saúde e educação numa perspectiva interdisciplinar