Acontece no UNASP

Trigésima primeira edição do Encontro de Músicos celebra talento, arte e adoração

A programação contou com concertos, oficinas, musicais e pocket shows no UNASP campus Engenheiro Coelho.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo

Cerca de 600 músicos, professores, cantores e ex-coristas se reuniram no UNASP campus Engenheiro Coelho para compartilhar experiências musicais e espirituais. A trigésima primeira edição do Encontro de Músicos foi promovida pelo UNASP, entre os dias 7 e 11 de janeiro, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), a fim de aprimorar o ministério da música nas Igrejas.

A programação iniciou na terça-feira à noite com o coral Academia da Voz cantando músicas do quarteto Arautos do Rei na Igreja do campus. O momento foi seguido por uma reflexão espiritual, que esteve presente em todos os dias do evento.

Academia da Voz canta na abertura do Encontro de Músicos
Academia da Voz canta na abertura do Encontro de Músicos. Foto: AICOM

Claudio Silva, músico e diretor da Academia Adventista de Arte (Acarte) no UNASP campus Engenheiro Coelho, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e destacando o propósito transformador da música. “Aqui, reunimos pessoas apaixonadas por música, compartilhamos histórias inspiradoras, e é isso que nos motiva a seguir nesse caminho”, afirma.

Novos conhecimentos e transformação

As oficinas, ensaios de banda, coral e orquestra, pocket shows e concertos, aprimoraram o conhecimento musical dos participantes. “A cada ano, o Encontro de Músicos se supera. São apresentações incríveis, e tudo que aprendemos aqui fortalece nosso conhecimento”, compartilha Juliana Paulino, que participa do evento há dez anos. 

Isso ofereceu aos participantes uma amostra do que os alunos do curso de Música aprendem ao longo de sua formação. Além disso de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do Ministérios da Música na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O musical “Príncipe do Egito” foi apresentado no Encontro de Músicos. Foto: AICOM

O pastor e maestro Williams Costa Júnior, líder mundial de comunicação da Igreja Adventista, participa do Encontro de Músicos desde sua primeira edição. Ele estacou a emoção de ver o evento sendo realizado ano após ano. “Tudo na vida é motivação. Sem motivação, não fazemos nada. Esse evento motiva os músicos a servirem e a usarem seu talento para transformar vidas”, compartilha.

Esse aprendizado, somado ao contato com músicos e cantores referência da IASD, além dos momentos diários de louvor e reflexão, conectou a prática musical à espiritualidade. “Nós, como UNASP, nos sentimos muito felizes em contribuir com a estrutura que temos e com a presença dos amigos músicos que vêm participar e ajudar esse pessoal”, destaca o maestro Lineu Soares, diretor de produção musical do UNASP.

Ele relata que, ao longo dos anos, viu muitos exemplos de pessoas que, motivadas pela curiosidade inicial, retornaram às suas comunidades e iniciaram projetos, como a formação de grupos musicais, orquestras e aperfeiçoamento acadêmico na área.

Esse é o caso de Juliana, que, além de cursar licenciatura em Música, fundou uma orquestra em sua Igreja, em Juiz de Fora, Minas Gerais. “Este encontro é muito inspirador e motivador. A cada ano, levo uma ideia nova para a minha Igreja”, compartilha a participante, que no ano passado começou a trazer sua família para o evento.

Reencontro e celebração

Entre todos os momentos marcantes do evento, o encontro dos ex-coristas do Coral Carlos Gomes foi destaque na manhã de sábado. Juntamente com a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil, eles entoaram louvores a Deus, enquanto reviveram memórias especiais.

O Coral Carlos Gomes é um dos mais antigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e sua origem remonta ao início do UNASP campus São Paulo, em 1915. “Incontáveis grupos musicais já celebraram grandes momentos de sua existência ao som de músicas que marcaram o nosso repertório”, conta o pastor Wanderson Paiva, atual regente do Coral.

Além disso, esta é a segunda vez que o evento promove o Concurso de Composição para músicas sacras, com prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar. Na noite de sábado, os três finalistas apresentaram suas composições, e Margareth Malta foi a vencedora com a canção “O Amor Está no Ar”, que retrata o amor de um casal fundamentado nos preceitos de Deus.

No encerramento da programação, os participantes puderam deixar de ser espectadores das apresentações e compuseram a Banda Sinfônica e o coral do Encontro de Músicos em uma emocionante apresentação.

Veja mais