Semana de Comunicação do UNASP ressalta como ser relevante na era da informação
A programação contou com diversas palestras, convidados, momentos de interação e sorteios.
Texto: Luiza Strapassan | Edição: Theillyson Lima
A Semana de Comunicação dos cursos do UNASP aconteceu do dia 06 ao 08 de Maio, no campus Engenheiro Coelho. O tema escolhido foi “Comunicação Relevante na Era da Informação” e contou com diversas palestras, convidados, momentos de interação e sorteios.
Segundo a coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, Sâmela Lima, a semana tem como objetivo trazer profissionais relevantes que acrescentem para os alunos, buscar uma visão além da dos professores e integrar as turmas.
A Semana de Comunicação acontece todos os anos e deixa lembranças e aprendizados marcados durante toda a carreira de quem participa. Além de promover a oportunidade de aproximação entre os cursos participantes, a semana deixa curiosidades nos alunos e aflora o pensamento criativo.
Programações da Semana de Comunicação
“O tema específico da semana, que é ser relevante na era da informação, traz dicas para que o aluno saia enxergando que está inserido em uma sociedade bombardeada por informações. Acima disso, entender que nós, como comunicadores, temos o papel de trazer relevância no conteúdo, buscar profundidade para impactar e trazer algo positivo para a sociedade”, acrescenta a coordenadora.
As programações foram abertas para todos os cursos, promovendo a interdisciplinaridade, com conteúdos que podem ser aplicados em áreas além da comunicação, como administração e contabilidade. Também foram criadas conexões entre os alunos e seus contatos. As palestras foram focadas em pilares da relevância na comunicação, como o tempo e a experiência em trabalhos.
Conselhos
De acordo com uma das palestrantes e gerente de desenvolvimento de negócios no TikTok, Isabella Venâncio, a maior das dicas para estudantes de comunicação é experimentar. “Experimentação é o caminho, é ter possibilidade de testar e de fazer coisas que talvez dêem certo ou errado, e isso faz parte da jornada. Além disso, seja dono da sua própria carreira, não terceirize seus sonhos”, pontua.
Para o convidado e doutor em Ciências Sociais, Luís Mauro Sá Martino, os alunos devem seguir planos que façam sentido para seus propósitos pessoais. “Estar cansado, porém feliz, vale muito mais a pena do que estar disposto e se sentir frustrado”, compartilha.
Aprendizados
A aluna de Jornalismo Hilary Gomes conta que a semana de comunicação mostrou vários pontos para se pensar sobre a carreira. “A semana abriu meus olhos em relação a oportunidades e me mostrou que preciso melhorar aspectos muito importantes na área da comunicação, como por exemplo, a oratória”, relata.
Para a aluna de Publicidade e Propaganda, Luiza Liberino, as palestras ajudaram a esclarecer sobre o processo de criação de carreira e equilíbrio emocional nas atividades. Buscar o aperfeiçoamento profissional sem se sobrecarregar e curtir o processo.