UNASP promove IV Simpósio de agronomia e sustentabilidade
Curso de Agronomia organizou o evento com a participação de instituições internacionais.
Texto: Késia Grigoletto | Edição: Theillyson Lima
O curso de Engenharia Agronômica do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu o IV Simpósio Internacional de Agronomia e Sustentabilidade (SIAGROS), entre os dias 21 e 23 de outubro. O objetivo do simpósio é promover a sustentabilidade. Ao longo dos três dias os alunos tiveram palestras e minicursos com temas como uso de aditivos para a produção de leite sustentável, produção e análise de biodiesel, suplementação luminosa na agricultura e negócios sustentáveis como estratégia para o futuro.
“Sustentabilidade significa produzir alimentos para a geração atual, sem comprometer a produção de alimentos das gerações futuras. Implantar um sistema agronômico que seja sustentável, ecológico. A produtividade é importante, mas mais importante do que a produtividade, é o produtor que está produzindo garantir o seu sustento”, afirma o coordenador do curso, professor e doutor Walter Augusto.
Experiências pra vida
O simpósio é uma parceria entre o Centro Universitário de Cascavel, Universidade Adventista do Chile, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Embrapa, Cooperativa Veiling e Universidade Peruana Unión.
Os formandos também tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC), uma grande oportunidade de enriquecimento para o currículo. A aluna Victória Sousa relata um pouco de como foi positiva e gratificante sua experiência.
“Foi uma grande oportunidade e eu fiquei muito feliz porque tive meu trabalho aprovado e pude apresentar durante o evento para outros colegas e profissionais que também assistiram, avaliaram e comentaram. Sem contar que, vamos poder publicar esse trabalho em uma revista internacional”, expressa.
Aprendizado
Durante o SIAGROS, os discentes tiveram a oportunidade de fazer aplicações práticas daquilo que estudaram ao longo dos anos e durante o evento. No dia 23, houve uma feira do conhecimento organizada pelos alunos aberta ao público da região. A feira foi dividida em estações com drones, fruticultura, ovinocultura, piscicultura, hidroponia, farmácia viva e hortaliças. Cada estação contava com explicações dos alunos, que mostravam na prática como acontecia o cultivo ou a criação de animais.
Sobre a importância e relevância desse momento, o professor Igor Hubner declara que “com a presença de tantas instituições, o UNASP se torna cada vez mais conhecido no meio nacional e internacional também. Temos várias sessões que os alunos promoveram, por meio de estudos que eles fizeram e agora estão mostrando para o público a comprovação daquilo que eles concluíram. Isso é muito gratificante tanto para o estudante quanto para o professor”.