UNASP participa da IV edição do Encontro Nacional de Inovação e Ciência
O IV ENAIC celebrou a inovação e a excelência acadêmica na educação adventista e pesquisa científica.
Texto: Júlia Viana | Edição: Victor Bernardo
A quarta edição do Encontro Nacional de Inovação e Ciência (ENAIC) da Educação Adventista foi realizada no dia 17 de novembro. O encontro foi sediado no UNIAENE, em colaboração com as instituições FAAMA, FADMINAS, FAP e UNASP.
O evento teve como objetivo promover a divulgação e o intercâmbio de pesquisas científicas realizadas por estudantes da graduação, pós-graduação e ensino médio. O encontro também buscou reforçar a relevância da pesquisa acadêmica no fortalecimento do ensino superior adventista e expandir as oportunidades para estudantes e professores.
Destaques do ENAIC
Com o tema central “Educação Adventista 5.0: Inovação e Ciência para o Serviço”, o IV ENAIC destacou as conexões entre tecnologia, inovação e serviço na educação, promovendo reflexões e debates enriquecedores. A programação abordou questões essenciais para os desafios contemporâneos, incluindo uma palestra geral que apresentou como a inovação tecnológica pode transformar a educação adventista, integrando tecnologia e propósito.
Além disso, as palestras temáticas ofereceram discussões aprofundadas sobre o impacto da tecnologia na comunicação, os desafios da formação de professores na era digital e outros tópicos de relevância interdisciplinar. Esses temas reforçam a transversalidade da ciência e sua aplicação prática, estimulando a inovação e o progresso acadêmico.
O aluno Pedro Nielsen do quarto semestre de Publicidade e Propaganda do UNASP conta que se sentiu extremamente feliz por apresentar seu projeto no congresso. “Foi uma experiência rica, com muitas trocas e oportunidades de networking com profissionais de diversas áreas da rede. Durante a apresentação dos trabalhos, recebi contribuições muito relevantes dos colegas, que enriqueceram ainda mais o meu projeto,” cita.
Foco na pesquisa e integração
O ENAIC tem como essência incentivar os alunos a se engajarem em projetos de pesquisa científica, ampliando suas perspectivas acadêmicas e profissionais. A integração de estudantes de diferentes níveis de ensino e instituições promove a troca de ideias e a colaboração em projetos, elevando a qualidade das produções acadêmicas e fortalecendo a comunidade científica adventista.
O aluno do 6º semestre de Medicina Veterinária Filippe Augusto fez a sua primeira apresentação em um congresso juntamente com as suas colegas Marília Fischer e Rayna Ferrari. Ele teve uma ótima experiência e pretende compartilhar o conhecimento aprendido com o máximo de pessoas possível.
“Acho que a melhor parte do ENAIC para mim foi saber que eu estava falando para um evento nacional. Eram várias instituições adventistas diferentes de todas as partes do Brasil e eu nunca tinha ido nem falado em um evento dessa magnitude, então acho que essa foi a melhor parte para mim, saber que eu estava abrangendo um grupo muito grande de pessoas”, descreve Filippe.
Pedro ainda incentiva colegas e estudantes a participarem de eventos como o ENAIC. “É uma oportunidade única de crescimento profissional, pois não apenas incentiva a pesquisa e a produção de trabalhos científicos, mas também oferece um espaço para aprender e trocar ideias sobre temas variados e relevantes ao longo do dia. É uma experiência transformadora para qualquer estudante ou profissional”, destaca.
O dia de apresentações terminou com a cerimônia de premiação, celebrando os melhores trabalhos apresentados e reconhecendo a dedicação e excelência acadêmica dos estudantes. Essa foi uma oportunidade para celebrar o impacto das ideias desenvolvidas e o potencial transformador de cada projeto, inspirando todos os presentes a continuarem contribuindo para o avanço do conhecimento e da educação.