Atlética UNASP Tigers promove segunda edição do UNASP Run
A segunda edição da corrida contou com percursos de 6 km e 2,5 km e participação de diferentes faixas etárias.
Texto: Ana Júlia Alem
A segunda edição da corrida UNASP Run reuniu 537 participantes no UNASP campus Hortolândia hoje (14). Aberta ao público em geral, a corrida contou com percursos de 6 km para os corredores e 2,5 km na modalidade de caminhada, envolvendo alunos, colaboradores e moradores da região em uma manhã de esporte e bem-estar. O percurso, cercado pela área verde do campus, deu ao evento um clima especial, unindo atividade física e contato com a natureza.

A corrida foi organizada pela Atlética UNASP Tigers, em parceria com a Winners Eventos Esportivos, empresa especializada em provas de rua que trouxe sua expertise para garantir a estrutura e a segurança do evento. A segunda edição também contou com o patrocínio da Longitude Incorporadora, Unimais Veículos, Gaivota Materiais de Construção, Elevar Internet, Drogaria Lago da Fé, CNA Idiomas, Grão Forte Naturais e Rota Indenizações de Seguros e Previdência, além do apoio da TV Hortolândia e da Prefeitura Municipal.
Segunda edição do UNASP Run
A largada da corrida aconteceu na pista de atletismo e todo o percurso foi realizado dentro do campus Hortolândia, que teve o acesso de veículos bloqueado durante a prova para garantir a segurança dos participantes. Os inscritos receberam um kit com sacochila, número de peito, chip eletrônico para a categoria de 6 km, além da opção de camiseta personalizada. Ao final, todos os participantes, tanto da corrida quanto da caminhada, receberam uma medalha de participação.

A segunda edição da corrida UNASP Run reforçou a importância da prática de atividades físicas para a saúde. Corrida e caminhada são modalidades acessíveis a diferentes perfis, trazendo benefícios como fortalecimento muscular e ósseo, melhora da capacidade cardiovascular, controle do peso, melhor qualidade do sono, redução do risco de doenças e promoção do bem-estar mental. Para o UNASP campus Hortolândia, incentivar essas práticas faz parte do DNA da instituição, que também conta com cursos de Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Medicina, todos voltados à promoção da saúde.
Além de contribuir para a saúde, o evento fortalece o vínculo da comunidade com o campus. Segundo Dinho Albuquerque, gerente da atlética, a corrida é uma oportunidade de “aproximar alunos, colaboradores e moradores de Hortolândia e região, estimulando hábitos saudáveis e mostrando que cuidar do corpo e da mente pode ser prazeroso e acessível a todos”. A Atlética UNASP Tigers, que possui uma Escola de Esportes com mais de 1.550 alunos em 12 modalidades, reforça ainda mais esse compromisso com a prática esportiva.
O cuidado com os participantes também se fez presente durante toda a prova. Alunos do curso de Medicina acompanharam o percurso, sob supervisão de seus coordenadores, oferecendo suporte e atendimento de primeiros socorros quando necessário. Uma ambulância ficou à disposição para situações emergenciais, garantindo que a corrida fosse segura e acessível.
Superando limites
A premiação do UNASP Run contemplou os cinco primeiros colocados no geral, tanto no masculino quanto no feminino, além dos cinco melhores de cada categoria etária: 16 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69 e acima de 70 anos. Ao todo, foram entregues 70 troféus e mais três troféus extras destinados às maiores equipes inscritas, valorizando o desempenho individual e o espírito de grupo entre os participantes.
Daniel Alves, vencedor da categoria de 40 a 49 anos, comemorou a conquista da segunda edição do UNASP Run. Apesar do aumento no número de participantes e do nível competitivo nesta edição, Daniel destacou a satisfação de competir contra corredores de diferentes idades e desafios. “Fui feliz e, mais uma vez, campeão. No ano passado a prova teve menos participantes, mas este ano o nível aumentou e foi muito bom competir assim”, conta. O atleta também detalhou sua preparação intensa para a corrida, incluindo treinos de 40 a 50 km ao longo da semana e tiros específicos de 400 e 1.000 metros, finalizando com um treino leve no dia anterior à prova.
Alzira Ramos, de 75 anos, mostrou que idade não é obstáculo ao conquistar o primeiro lugar na categoria acima de 70 anos. Natural de Mogi Guaçu, ela comentou a alegria de vencer a prova: “A gente fica feliz, né? Porque a gente se esforçou para ganhar”. Ela mantém uma rotina de treinos três vezes por semana e, eventualmente, chega a correr até 15 km, participando de todas as edições do evento. Sua dedicação e desempenho chamaram a atenção, inspirando outros participantes a adotarem hábitos saudáveis independentemente da idade.
A corrida UNASP Run já se consolidou no calendário anual de eventos esportivos da atlética, mostrando-se como uma oportunidade de promover saúde, bem-estar. A próxima edição já tem data marcada para 13 de setembro de 2026, e promete repetir o sucesso de 2025, com percursos desafiadores e uma organização dedicada a oferecer segurança e diversão para todos os participantes. “Se você não participou em 2025, já coloca no seu calendário e pode começar a se preparar para a próxima edição”, convida Dinho.


