UNASP participa de congresso sobre divulgação científica em educação, saúde e jogos de tabuleiro
Os conhecimentos adquiridos fortalecem o desenvolvimento do grupo de pesquisa associado à Savepoint.
Texto: Gabrielle Ramos
Os docentes participaram da quarta edição do evento “Divulgação Científica, Educação em Saúde e Jogos de Tabuleiro”, promovido pela Fiocruz no Rio de Janeiro. Entre os dias 7 e 8 de outubro, pesquisadores e instituições se reuniram para falar sobre o papel dos jogos na divulgação científica, na educação em saúde, na inclusão social e na comunicação pública.

Entre os representantes estavam os doutores Allan Novaes, Pró-Reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional e professor dos programas de Mestrado Profissional em Comunicação Social e Mestrado Acadêmico em Teologia; Lizbeth Kanyat, coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação Social; e Aline Veloso, professora do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.
Parcerias com inovação pedagógica
Durante o evento, os docentes participaram de apresentações e oficinas conduzidas por pesquisadores de instituições parceiras da Fiocruz e de universidades internacionais. Um destaque foi a Häme University of Applied Sciences, da Finlândia, referência em metodologias lúdicas e educação inovadora.
O doutor Allan Novaes ressalta que este encontro proporcionou contatos valiosos com professores de áreas afins, o que abre possibilidades para parcerias e cooperações acadêmicas.
Outro diferencial foi a inovação pedagógica. “O contato com experiências de gamificação, ludicidade e educação através de jogos contribui para novas abordagens de ensino e pesquisa, fortalecendo a natureza profissional do curso”, explica a coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação Social.
A professora Aline destaca a palestra sobre o desenvolvimento de jogos de tabuleiro, que, além de apresentar conteúdo teórico, também ofereceu um workshop prático . “O network feito nesses eventos é extremamente valioso pensando em parcerias nacionais e internacionais para a instituição”, garante.
Savepoint e pesquisa científica
A participação da equipe foi motivada pela existência da Ludoteca e do GameLab do UNASP, a Savepoint. Além de ser um espaço de lazer e aprendizado, o laboratório se dedica à pesquisa, criação e aplicação de jogos e experiências gamificadas como ferramentas de comunicação, educação e promoção da saúde.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional explica que o grupo de pesquisa possui quatro linhas, cada uma vinculada sos programas de pós-graduação stricto sensu do UNASP:
- Mestrado Profissional em Promoção da Saúde: jogos e promoção da saúde
- Mestrado e Doutorado Profissional em Educação: jogos e educação
- Mestrado Acadêmico em Teologia: jogos e religião
- Mestrado Profissional em Comunicação: jogos e comunicação
Por isso, a participação do UNASP na divulgação reforça o intercâmbio internacional e reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, pilares estratégicos dos programas citados. “Esses espaços possibilitam a troca de experiências com pesquisadores de referência, dão acesso a tendências contemporâneas de pesquisa e inovação”, garante Lizbeth.
Além disso, o doutor Allan Novaes ressalta que a participação abre portas para novas publicações, captação de alunos e recursos, além de fortalecer o projeto Savepoint e, consequentemente, a pesquisa em jogos em cada um dos programas de pós-graduação stricto sensu.