Cultura e Ciência

Mestrado em Comunicação do UNASP realiza I Simpósio de Grupos de Pesquisa

Evento on-line apresentou as linhas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa da instituição.

Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Victor Bernardo

O Mestrado Profissional em Comunicação Social, juntamente com os cursos de graduação, promoveu o I Simpósio de Grupos de Pesquisa em Comunicação do UNASP na noite desta terça-feira (21). Através de uma transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento contou com a presença de docentes e pesquisadores para apresentar as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos seus respectivos grupos. 

Professores Allan Novaes, Wendel Lima e Lizbeth Kanyat no Simpósio do Mestrado em Comunicação. Foto: Reprodução

A doutora Lizbeth Kanyat é coordenadora do Mestrado e explica que o simpósio é uma oportunidade para apresentar as linhas e temas de pesquisa do mestrado para os interessados no processo seletivo. “Ao mostrar o passo a passo das investigações que os professores estão conduzindo, o evento também ensina, na prática, como se estrutura e se desenvolve uma pesquisa científica”, ressalta. 

Grupos de pesquisa

Com a apresentação e moderação do professor Wendel Lima, os pesquisadores e docentes apresentaram os grupos dos quais são responsáveis e explicaram suas linhas de pesquisa. O doutor Alan Novaes abriu as apresentações com os grupos EXCELSIOR! e SAVEPOINT e a doutora Lizbeth falou sobre os estudos do grupo CINE, do qual coordena os trabalhos. Em sequência, a doutora Karla Ehrenberg apresentou os estudos do grupo GPCOS, ao lado do doutor Fabio Bérgamo, que falou sobre linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GESTAR.

Entenda mais sobre as linhas de pesquisa de cada grupo

EXCELSIOR! – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Religião e Cultura da Mídia, com três linhas de pesquisa: teologia e cultura pop; jornalismo religioso no Brasil; teorias conspiratórias, crenças extremas e comunicação. A perspectiva do grupo, certificado desde 2016, é trabalhar a relação entre religião e mídia.  

SAVEPOINT – O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos conta com quatro linhas: jogos e religião; jogos e promoção da saúde; jogos e educação; jogos e comunicação. 

CINE – No Coletivo de Investigação de Narrativas e Estéticas, o grupo estuda a cultura da mídia, representações sociais, recepção de produtos midiáticos, entre outros. Possui três linhas: estudos culturais na margem do audiovisual; mestiçagens audiovisuais: linguagens, fronteiras, imprevisibilidade; consumo de mídia: audiências, entretenimento e engajamento.    

GPCOS – O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Organizações e Sociedade realiza estudos que abrangem a comunicação organizacional, desenvolvendo os seus trabalhos dentro das linhas de pesquisa: comunicação organizacional e interfaces sociais na contemporaneidade; tecnologia, organizações e inovação. 

GESTAR – No Grupo de Estudos em Tecnologias Emergentes para Administração, Comunicação e Responsabilidade Corporativa os trabalhos são desenvolvidos a partir das linhas de pesquisa: tecnologias de gestão e inovação nas organizações e no aprendizado de administração; tecnologias emergentes e responsabilidade digital corporativa; temas em tecnologia, consumo e comunicação empresarial. 

Alunos da graduação de olho no futuro

O evento substituiu as aulas do horário dos cursos de graduação presenciais da área de comunicação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e TV, e também contou como uma atividade complementar para os alunos do EAD. Lizbeth explica que os alunos da graduação tiveram a oportunidade de conhecer os grupos de pesquisa que o UNASP oferece, dos quais também podem participar. “Além disso, ao acompanhar as exposições dos professores, puderam aprofundar os temas que estão estudando em sala de aula e compreender como esses conteúdos se conectam à prática da pesquisa científica”, garante. 

A estudante de Jornalismo Ianele Borges é exemplo disso. A aluna da cidade de São Luís, no Maranhão, cursa o quarto módulo na modalidade EAD e se interessou pelos grupos de pesquisa apresentados no simpósio, além de sonhar com o Mestrado em Comunicação no UNASP depois da sua formatura. Para ela, os temas apresentados no evento contribuíram para o seu interesse pela pesquisa e despertaram ainda mais a sua curiosidade e criatividade.  

Ianele afirma que a comunicação sempre fez parte da sua vida e que, após doze anos, está realizando seu sonho de cursar Jornalismo. Agora, pensa no que vai fazer após a sua formatura. “Quero me aprofundar no que o mestrado pode me proporcionar. Pensar nele agora me traz uma expectativa de como será o mundo daqui há quatro anos e no que eu posso contribuir para a construção desse futuro”, enfatiza a estudante. 

Sobre o Mestrado em Comunicação do UNASP

No aniversário de 25 anos dos cursos de comunicação do UNASP campus Engenheiro Coelho, a instituição deu ainda mais significado às celebrações, com a abertura do Mestrado Profissional em Comunicação Social. Esse modelo de programa de pós-graduação alia o rigor científico ao desenvolvimento prático, estruturado para se adequar à rotina de quem está inserido no mercado de trabalho. 

O edital está disponível no site da instituição. As inscrições se encerram em 18 de fevereiro de 2026 e podem ser feitas de maneira gratuita e totalmente on-line, com o início das aulas previsto para o dia 2 de março de 2026. O processo seletivo inclui a elaboração de pré-projeto, análise de currículo e uma entrevista.  

Os interessados podem acessar a página do Mestrado. Além disso, a coordenação está disponível para sanar dúvidas pelo e-mail mestrado.comunicacao@unasp.edu.br ou também pelo número do WhatsApp (19) 3858-9376.

Veja mais