Acontece no UNASP

Curso de Direito do UNASP promove mais uma edição de júri simulado

A atividade é uma tradição do curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho.

Texto: Késia Grigoletto | Edição: Gabrielle Ramos

O curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu mais uma edição do júri simulado. A simulação do julgamento, realizada no dia 19 de novembro, contou com a presença e participação de alunos dos turnos matutino e noturno. A ocasião é uma oportunidade para exercitar a prática e se aproximar de vivências reais.

Os professores do curso conduziram toda a programação. Foto: AICOM

O júri simulado incentiva o aluno a organizar argumentos, pensar rápido e lidar com a pressão do processo penal. É a chance de experimentar, ainda na faculdade, como funciona um julgamento real, o que dá mais segurança e preparo para a vida profissional. De acordo com a coordenadora do curso, Ivelise Fonseca, a teoria é importante, mas, por si só, não é suficiente. “O Direito exige prática, postura e vivência. Essa atividade aproxima o aluno da rotina forense, e mostra, na prática, a importância da responsabilidade de atuar em um Tribunal do Júri”, afirma.

Experiências para a vida no júri simulado

A coordenação e os professores escolhem um caso adequado, orientam os alunos sobre seus papéis e explicam como funciona cada etapa do julgamento. Depois, acompanham a preparação, ajudam na construção dos argumentos e na organização das equipes. No dia do júri, orientam, observam e avaliam tanto a parte técnica quanto a postura dos alunos.

Participar de uma atividade como essa, é uma oportunidade para se desafiar e se desenvolver profissional e academicamente. A aluna Laura Beckman, do sexto período, conta que participar do júri simulado é uma oportunidade ímpar. “O momento que eu mais gostei, apesar do nervosismo, foi o da argumentação. Não posso deixar de citar também a comoção do momento em que o réu foi algemado, assim como aconteceria em um júri na vida real”, conclui a discente. 

O momento também foi significativo e repleto de aprendizados para os estudantes que assistiram, principalmente para alunos do último semestre, como Patrick, que já participaram do projeto anteriormente. “Assistir como formando foi uma nostalgia e uma emoção de perceber o tanto que percorremos até aqui e como o júri simulado em si contribuiu para o nosso aprendizado e crescimento como operadores do Direito, trazendo para a realidade acadêmica uma parte da vivência laboral”, garante.

Para aproximar ainda mais a atividade da realidade, o júri simulado contou com a presença e a participação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Engenheiro Coelho, o que surpreendeu positivamente os alunos e familiares que estavam presentes. 

Veja mais