Cultura e Ciência

UNASP lança revista científica do Mestrado em Comunicação

A CrossPoint é uma publicação com fluxo contínuo e quatro eixos temáticos.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

O UNASP lançou a primeira revista científica vinculada ao Mestrado em Comunicação, a CrossPoint, em 16 de Dezembro do ano passado. A publicação marca um avanço na consolidação do programa e reforça o compromisso com a produção e difusão do conhecimento científico na área.

A revista CrossPoint está disponível de forma virtual e gratuita. Foto: Reprodução UNASPRESS

A revista científica CrossPoint representa a expansão e o desenvolvimento da pesquisa institucionalizada no UNASP, representa o desenvolvimento dos nossos objetivos para alcançar o status da universidade”, afirma o doutor Allan Novaes, pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, destacando que o periódico demonstra a maturidade dos programas de stricto sensu da instituição.

Para Lizbeth Kanyat, coordenadora do Mestrado em Comunicação, a publicação fortalece a pesquisa ao oferecer uma plataforma permanente para investigações aplicadas e inovadoras. “A revista contribui para o debate acadêmico ao articular temas contemporâneos, como os impactos da midiatização, inovação tecnológica, cultura midiática, consumo e cidadania, com abordagens interdisciplinares e metodologias críticas”, explica.

Eixos temáticos e interdisciplinaridade

Wendel Lima, editor da CrossPoint e professor do mestrado, ressalta que a proposta é ser um ponto de encontro para estudos que conectam comunicação com outras áreas. “A ideia é trazer esse ponto de intersecção e contribuir para o debate, para a produção de conhecimento científico no contexto da academia brasileira”, destaca.

A revista trabalha com quatro eixos temáticos principais: comportamento do consumidor e inovação; organizações, tecnologias digitais e cidadania; linguagem, narrativas e discursos; e comunicação e religiões.

Fluxo contínuo de publicações

Diferentemente do modelo tradicional de edições periódicas, a CrossPoint adotou o sistema de fluxo contínuo, permitindo que artigos sejam avaliados e publicados ao longo de todo o ano. “À medida em que os artigos vão sendo enviados, eles já podem ser avaliados, editados e publicados. Então, ao longo de todo o ano tem as publicações”, explica Lima. A revista também planeja trabalhar com dossiês temáticos, com a meta inicial de um por ano.

O público-alvo inclui pesquisadores, estudantes de pós-graduação, profissionais da comunicação e instituições interessadas em práticas comunicacionais com impacto social, educacional e cultural.

O mestrado em Comunicação Social

Aberto em 2025, o Mestrado Profissional oferece duas áreas de concentração: Tecnologia, organizações e inovação, analisando o impacto das tecnologias e comunicação corporativa nas dinâmicas sociais; e Mídia, cultura e sociedade, focada na relação entre comunicação, cultura e narrativas.

O curso híbrido combina aulas virtuais com encontros presenciais intensivos, oferecidas no UNASP campus Engenheiro Coelho.

As inscrições do programa estão abertas desde 8 de julho de 2025, vão até 18 de fevereiro de 2026, e são gratuitas e totalmente on-line. As atividades da primeira turma do Mestrado em Comunicação começam em 8 de março deste ano.

Veja mais