Simpósio de Animais de Produção promove prática para alunos de Veterinária e Agronomia
O evento contou com oficinas e palestras para alunos de todos os semestres e para a comunidade local.
Texto: Luisa Oliveira | Edição: Victor Bernardo
O terceiro Simpósio de Animais de Produção (SIMAP), organizado por alunos do quinto e sétimo semestre dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária do UNASP, foi realizado no último domingo no campus Engenheiro Coelho. O evento reuniu estudantes dos dois cursos, palestrantes convidados do mercado, professores e membros da comunidade, com foco em inovação, sustentabilidade e bem-estar animal.
A edição deste ano contou com mais de 230 participantes. Estandes temáticos, apresentados por alunos do quinto e sétimo semestre, explicaram diversos assuntos aprendidos em sala de aula e importantes para o ramo agrícola e veterinário. Além disso, uma palestra feita por um profissional externo especialista no ramo de nutrição animal foi uma das novidades desta edição, que apostou em trazer vozes diretamente do campo e da consultoria para dentro da academia.

Inovação como proposta central
O professor Igor Hubner, responsável pela coordenação do evento, explica que o SIMAP tem o objetivo de aproximar o que acontece no campo da realidade da sala de aula. “O principal objetivo do SIMAP é levar novas tecnologias para o público que está assistindo. A gente procura trazer todo esse desenvolvimento acadêmico para que, a partir dessas novas tecnologias, consigamos transferir isso para os próprios alunos dentro das matérias que eles estão fazendo”, afirma.
O impacto, para ele, é duplo, pois beneficia tanto os alunos que organizam o evento quanto os que participam como ouvintes. “Os alunos são responsáveis por fazer o evento acontecer, eles vão atrás de patrocinadores, definem os temas. Isso representa um crescimento imenso, tanto dentro da academia, quanto para o futuro profissional deles.”
Formação além da sala de aula
Para a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Maristela Halverson, o SIMAP representa um pilar importante da proposta pedagógica do UNASP, que tem o objetivo de capacitar seus alunos para o mercado de trabalho. “Esse evento une as duas áreas, Agronomia e Medicina Veterinária, e as informações trazidas por profissionais de fora chegam com inovações que estão acontecendo no setor, que é exatamente o que o mercado espera hoje”, destaca.
Ela também chama atenção para o que o evento desenvolve nos estudantes enquanto organizadores: “O aluno desenvolve competências importantes para o mercado de trabalho, planejamento, organização, liderança, trabalho em equipe. Tudo isso faz parte de uma formação que vai muito além da sala de aula, e é isso que o mercado exige cada vez mais.”
Palestra
O zootecnista especializado em nutrição animal e sistemas não convencionais de produção suína Charles Ortiz Novinski foi o palestrante convidado desta edição. Sua palestra abordou a utilização de subprodutos da agricultura como estratégia na nutrição animal, um tema que, segundo ele, ainda é pouco valorizado no setor. “A mensagem principal foi ampliar o olhar sobre a produção animal e mostrar que existem grandes oportunidades no dia a dia que precisam ser aproveitadas”, explica. O palestrante foi convidado pelos próprios alunos organizadores do evento e considera que eventos como este oferecido pelo UNASP são importantes para a carreira do aluno.
Para além do conteúdo técnico, Charles acredita que o tema carrega uma mensagem mais importante ainda para a sociedade. “A pecuária se importa com a cadeia como um todo, desde o menor impacto ambiental até a qualidade do produto oferecido ao consumidor. Isso é sustentabilidade“, afirma.
Participação estudantil
Karina, estudante do primeiro período de Medicina Veterinária, participou do SIMAP pela primeira vez e saiu com uma visão mais clara sobre os caminhos que quer seguir. Entre os temas apresentados nos estandes, um chamou sua atenção de forma especial: a relação entre clima e qualidade de produção em pequenos ruminantes.” É um assunto que envolve o bem-estar do animal, e como isso depende do clima, do ambiente, de tudo”, reflete. A experiência reforçou suas perspectivas para o futuro. “Pode reforçar duas áreas que quero seguir, animais silvestres e não convencionais, e também grandes animais, na questão do bem-estar e manejo”, afirma.
O estudante do nono período Gildean Brito, em seu último SIMAP como aluno, trouxe uma perspectiva diferente. Ele acredita que o simpósio não se trata apenas de produção animal, mas também na preservação da natureza. O que mais chamou sua atenção foi o estande sobre o Selo Verde e a pauta da sustentabilidade. “A gente vive num mundo que tem focado muito na sustentabilidade. O mercado de produção animal tem tentado ter essa conciliação entre a produção e a preservação da natureza, é o que a gente chama de saúde única”, explica. Para ele, o SIMAP transcende o aprendizado técnico, e é muito importante para a carreira de estudantes que estão finalizando suas graduações.

Organizado por quem aprende fazendo
Mercy Kelly dos Santos, aluna organizadora do evento, resume bem o que é o SIMAP: “É um momento de prática, tanto para a gente estar liderando grupos grandes quanto para estar organizando um evento com tudo o que isso envolve. Desenvolvemos várias habilidades que a sala de aula, às vezes, não consegue oferecer: resolver questões, improvisar, lidar com imprevistos, trabalhar em equipe, ter contato com o público e com patrocinadores.”
Como organizadora, Mercy Kelly explica a grande importância desse evento,não só para os alunos, mas para os trabalhadores e comunidade local. “É trazer informação para a comunidade, agregar conhecimento para pequenos e médios produtores, e fazer networking entre alunos, veterinários e produtores da região. É um evento aberto para quem quiser participar”, finaliza.