Professoras do Unasp lançam livro sobre Design Thinking aplicado à Educação
Considerado um termo relativamente novo, surgido na década de 2000, o Design Thinking pode ser entendido de maneira geral como uma abordagem centrada no ser humano, onde se integra as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para se obter o esperado sucesso. Já em uso no mundo dos negócios, pois o assunto […]
Texto: Mairon Hothon
Considerado um termo relativamente novo, surgido na década de 2000, o Design Thinking pode ser entendido de maneira geral como uma abordagem centrada no ser humano, onde se integra as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para se obter o esperado sucesso. Já em uso no mundo dos negócios, pois o assunto tem a ver com inovação, o Design Thinking ou simplesmente ‘DT’ surge como a maneira mais prática de resolver problemas e integrar pessoas.
Dividido em três fases: imersão no problema, ideação e prototipagem, o DT pode ser aplicado nas mais diversas áreas. No Brasil, as pesquisas em torno desse tema aplicado à Educação ainda são escassas e por isso os estudos publicados chegam como uma inovação às metodologias de ensino que já são praticadas.
Na última segunda-feira, 20, as professoras do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Virtual, Carolina Costa Cavalcante e Andrea Filatro lançaram o livro ‘Design Thinking – na educação presencial, a distância e corporativa’. A obra é resultado da tese de doutorado de Carolina e trata de maneira prática como resolver os conflitos de sala de aula e aplicar novas metodologias para o ensino. “Não existe apenas uma forma de ensinar e não tão pouco de resolver problemas, seja ela no ambiente físico ou virtual”, conta.
Aplicada com êxito em universidades como Stanford, MIT, USP, ESPM, FGV e FIA e adotada com sucesso em empresas do Vale do Silício como Apple, IBM e Google, para a geração de novos produtos e processos e serviços, o DT vem conquistando cada vez mais adeptos também na educação básica e superior presencial, na educação a distância e na educação corporativa. De acordo com a professora Andrea Filatro, o livro foi dividido em duas partes e apresenta as principais teorias acadêmicas em torno do tema. “O livro tem uma linguagem bem simples para que não apenas profissionais, mas também alunos e até leigos na área possam entender, além de trazermos exercícios para que o leitor perceba situações práticas de trabalho”, explica.
Durante o lançamento da obra, um pocket workshop aconteceu simultaneamente no mesmo ambiente dos autógrafos para aqueles que queriam entender melhor como o DT pode ser aplicado a Educação e já trazer para a mesa de debates assuntos que acontecem no dia a dia. Durante a roda de conversa, os profissionais tinham que desenhar personagens que representam os diferentes tipos e classes de estudantes. a consultora em Educação Célia Marchioni comenta que o evento abriu a oportunidade para novas discussões. “Eu mesma desenhei uma classe de alunos que são os nerds e queria expor como melhor trabalhar com eles, já que às vezes não se interessam tanto na aula ou interagem pouco com os colegas por saberem muito”, observa.
O evento trouxe para a livraria Cultura, em um dos shoppings da capital paulista, diferentes personalidades que já trabalham no ramo educacional, a exemplo da presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), profª Maria Alice Carraturi, além de profissionais das outras áreas. A obra marca mais uma publicação de professores do Unasp. “Nós ficamos muito felizes com essa noite, um marco na renovação da nossa identidade que é disseminar o conhecimento e nos pontua enquanto centro universitário que busca o status de universidade”, enfatiza a Pró-reitora de Pós-graduação, professora Tania Kuntze.
O livro está à venda pela Editora Saraiva em qualquer uma das suas lojas físicas e também pela internet.