Profissão e Mercado

Agência Júnior de Jornalismo do UNASP ganha prêmio em congresso de comunicação

Alunas do curso de Jornalismo do UNASP representaram a agência na XXV edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

A Agência Júnior de Jornalismo do UNASP, ABJ, venceu a etapa Sudeste da Expocom na categoria melhor agência júnior de jornalismo. As alunas Mariana Santos e Adalie Pritchard representaram a ABJ no Intercom Sudeste, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), na cidade de Poços de Caldas e  que ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio.

Estudantes e professora do UNASP apresentaram trabalhos no congresso.

Com o primeiro lugar na região sudeste, a ABJ está classificada para disputar a etapa nacional, que será realizada na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, em setembro. 

Participação da ABJ

As alunas de Jornalismo, Adalie Pritchard e Mariana Santos apresentaram na Expocom a Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ), agência júnior que faz parte do setor de Comunicação e Marketing do UNASP Engenheiro Coelho, que foi premiada e está classificada para a fase nacional. Os produtos que passaram e foram apresentados diante da banca avaliadora foram cinco textos da revista eletrônica de crítica de mídia produzida pela agência e denominada Canal da Imprensa

Foi escolhida a edição 190, intitulada Mortes e Coberturas Midiáticas, que analisou como a mídia cobre a ocorrência de mortes em diferentes contextos. Esta produção é referente ao ano de 2021. 

Alunas que representaram a ABJ no congresso.

O professor mestre, Theillyson Lima, editor-chefe da ABJ, comenta que “é muito bom ter o trabalho reconhecido, principalmente em um evento de tanto prestígio no Brasil. Isso indica que o esforço dos estudantes para produzir conteúdos de qualidade, desde a busca por fontes até o desenvolvimento dos textos, tem sido recompensado.”

A Expocom também contou com a apresentação de uma campanha publicitária escrita pela aluna de Publicidade e Propaganda, Giovanna Santos. Além disso, as alunas de Jornalismo Ana Clara Silveira e Mariana Santos apresentaram, na Intercom Jr, artigos que produziram durante o semestre de iniciação científica. A professora e mestra Thamires Mattos, que leciona matérias dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo no UNASP e acompanhou as alunas, também apresentou um artigo de sua autoria na categoria de professores, mestres e doutores.

O evento 

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece desde 1977, reúne alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais da área. O evento aborda discussões sobre jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. 

O Intercom é o maior congresso do país na área da comunicação e possui suas edições regionais, como é o caso do Intercom Sudeste. 

Experiência e expectativas 

A aluna Adalie Pritchard diz que este foi o primeiro congresso do qual teve a oportunidade de participar e aproveitou muito a experiência. Com relação às apresentações ela afirma:  “Estou orgulhosa dos trabalhos que desenvolvemos na ABJ, nós nos dedicamos muito aos produtos que desenvolvemos, incluindo o Canal da Imprensa, então estou confiante de que podemos ganhar.”

Mariana Santos explicou que a aprovação dos trabalhos e participação no congresso foi uma forma de obter confirmação de que seu trabalho e de seus colegas está sendo bem feito. “Por mais que nossos professores validem, nós não ficamos sabendo do que as pessoas de fora do UNASP pensam das coisas que produzimos, então participar do Intercom trouxe essa visão ampliada do nosso trabalho”, enfatiza. 

Com relação às expectativas para a fase nacional, ela declarou: “Será muito legal apresentar o que a gente faz aqui na ABJ e que tantas outras pessoas participam. Além de que vai ser uma experiência muito importante para o UNASP, levando o nome da faculdade para uma posição de destaque nacional e também pode promover uma valorização do nosso curso, confirmando a qualidade do que nós produzimos aqui.”

O editor Theillyson ainda ressalta que a participação em eventos como o congresso de comunicação é importante para que os estudantes desenvolvam habilidades de apresentação, síntese de ideias e desenvolvimento na área de pesquisa. Além de que, esses encontros dão oportunidade para que eles conheçam mais sobre o que está sendo produzido em comunicação ao redor do Brasil.

Textos da Edição 190 do Canal da Imprensa foram utilizados para apresentação no congresso

Veja mais