Notas Formatura

Alunos de Arquitetura comemoram entrada na vida profissional

A cerimônia marcou o começo de uma nova etapa dos arquitetos, que deixam a sala de aula e vão para o mercado de trabalho.

Texto: Bruno Sousa Gomes | Edição: Theillyson Lima

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP campus Engenheiro Coelho celebraram o fim de um ciclo, neste domingo (18). A programação aconteceu na igreja do campus e celebrou a formação de 45 diplomados, que superam desafios para concretizar esse sonho. 

Formatura de Arquitetura e dos cursos de Engenharia.
Formatura de Arquitetura e dos cursos de Engenharia. Foto: Aicom

O pró-reitor acadêmico Edilei Rodrigues, em representação a figura do reitor do UNASP, dirigiu suas felicitações aos concluintes e declarou aberta a cerimônia. “Esse fim de semana está cheio de emoções, são mais de setecentos alunos se formando, pessoas que levaram um legado do que foi ensinado”, declara.

Depoimento da coordenadora

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jussara Bauermann, relembra os momentos vividos com a turma e de suas conquistas acumuladas nos últimos cinco anos. Além disso, conta como está se sentindo. “Para mim, docente e coordenadora, posso afirmar que o sentimento é ambíguo: ao ver esta turma tão querida de formandos, a alegria é pela certeza da busca pelo sucesso; a tristeza é por não poder mais vê-los durante as atividades do curso, bem como nas alamedas do UNASP”, afirma. 

Jussara comemora a vitória dos alunos e deixa um conselho aos futuros arquitetos. “Meu conselho é que eles busquem a excelência, nunca deixem de estudar e que façam nossos cursos da pós, para que continuemos crescendo cada vez mais e, de certa forma, continuem conectados ao UNASP,” acrescenta.

Construindo sonhos

Durante o processo da graduação Gabrielle Galvão enfrentou várias dificuldades para a conclusão do sonho, então, estar na formatura é sinônimo de conquista. “Sensação de gratidão, de vitória, porque não foi fácil chegar até aqui, enfrentei muitas lutas e pensei em desistir, mas graças a Deus, Ele foi guiando”, relata.

A formanda comenta que ainda não sabe em que área deseja seguir, mas que é apaixonada pela pesquisa. Inclusive, ela publicou um artigo no congresso internacional. “Eu não sei ainda, porque eu gosto muito de atuar na área de arquitetura, mesmo na prática de trabalhar em um escritório, de trabalhar em projeto, mas eu também gosto muito da área de pesquisa”, ressalta.  

Para ela, um dos momentos mais marcantes durante a graduação foi o período do TCC, uma fase do curso na qual o aluno coloca em prática todo conhecimento que foi aplicado em sala. “Nessa época me bateu uma grande incerteza, se eu realmente conseguiria e hoje eu posso olhar para trás e ver que venci”, relembra.

Dona Flávia Galvão, percorreu horas de viagem para homenagear a filha e declara como está se sentindo nesse dia tão especial. “Sentimento de muita alegria, muita gratidão a Deus, porque ele esteve desde o começo, durante toda a trajetória”, diz emocionada.

Para finalizar esse momento tão especial os alunos jogaram os capelos para cima em atitude de alegria e realização de um sonho. Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Formandos de Arquitetura comemoram conquista.
Formandos de Arquitetura comemoram conquista. Foto: Aicom

Veja mais