Notas Formatura

Alunos de Direito celebram a conquista de encerrar o ciclo acadêmico

Mais de 80 alunos participaram da cerimônia de formatura.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

A 16° turma do curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho finalizou a jornada estudantil no campus neste sábado (16) com a cerimônia de Colação de Grau, realizada na igreja do campus. A cerimônia formou 88 bacharéis prontos para a próxima etapa. 

A igreja estava repleta de familiares e amigos que prestigiaram a programação, enquanto professores, alunos e líderes da instituição prestaram discursos em homenagem e agradecimento. Na cerimônia conjunta, os alunos dos curso de  Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Rádio e TV) e Jornalismo também colaram grau. 

Preparados para o futuro

Desde o primeiro semestre do curso até a cerimônia se passaram pelo menos cinco anos. Durante esse período os alunos se desenvolveram em diversas áreas, por meio do ensino de qualidade oferecido e das atividades e estágios práticos. 

O coordenador do curso, o professor doutor Igor Emanuel, considera que o diferencial oferecido pela instituição está no preparo dos alunos de forma bem alinhada com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho. 

“O nosso curso tem um perfil de alunos que precisam da formação em Direito para promover a transformação social, transformação na sociedade, mas também transformação pessoal”, enfatiza o coordenador. 

Todos os formandos tiveram envolvimento prático com estágios reais em órgãos públicos como delegacias, fóruns, promotoria, defensoria e também em instituições privadas, sendo escritórios de advocacia ou em empresas no departamento jurídico. 

Preocupação com cada etapa

Durante os anos de estudo, o curso se preocupou também em oferecer uma formação técnica que possibilitasse a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mesmo que nem todos os alunos tenham interesse em seguir nessa área, a advocacia é o primeiro passo para praticamente todos. 

Essa preparação contou com revisões de conteúdo, avaliações simuladas semestrais, projetos revisional de preparação para a segunda fase do exame, entre outros incentivos. Graças a esse esforço, já são 22 alunos aprovados nas duas fases e 8 apenas esperando para fazer a segunda. 

Memórias de gratidão

O sentimento de gratidão se fez presente durante toda a celebração. Ao iniciar o seu discurso a aluna Sara Regina, escolhida como oradora pela turma de Direito, esclarece “hoje somos feitos de sonhos realizados”. 

Além disso, a aluna recordou dos momentos de dificuldade ao longo do curso como a pandemia, estágios, TCC e a prova da OAB, mas reforçando que o êxito que é alcançado na vida se mostra pelo que é superado. “Almejo a vocês, meus colegas, a realização profissional, mas acima de tudo, a felicidade”, encerrou a aluna. 

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais