Profissão e Mercado

Aula Magna de Comunicação Social e Jornalismo inicia ano com reflexões sobre o mercado

O evento recebeu a visita do jornalista Humberto Candil e apresentou o corpo docente para 2022.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

Os alunos dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP campus Engenheiro Coelho, tiveram a sua primeira Aula Magna presencial, depois de 2 anos, nesta segunda-feira (21). A aula, que teve início às 19h30, na capela do residencial feminino do campus, teve como convidado especial o jornalista Humberto Candil e recebeu alunos internos e externos, bem como a coordenação dos cursos e os professores. 

O evento foi apresentado pelos alunos Hellen Piris, de Jornalismo e Gabriel Kreulich, Rádio e TV. O pastor Cândido Gomes ficou com a mensagem espiritual. Após isso, os apresentadores anunciaram os professores que atuarão neste ano, 2022. O convidado especial da noite, foi o jornalista Humberto Candil, que compartilhou suas experiências profissionais com os estudantes.

Aula de Comunicação Social e Jornalismo recebeu jornalista Humberto Candil.
Jornalista Humberto Candil compartilhou momento da carreira com os estudantes.

Mercado de Jornalismo

O palestrante Humberto Candil trouxe algumas reflexões importantes sobre a profissão e os estudos. Para o jornalista, o objetivo era ensinar os ouvintes a como fazer coisas grandes na profissão. Ele apontou sugestões para o avanço na área de comunicação social, como práticas éticas, informações sobre o mundo midiático e a influência que a graduação tem nas técnicas e experiências profissionais.

Sobre a graduação, ele indicou que a troca de experiências é o mais importante, além do conhecimento adquirido em sala de aula. “Você conhece pessoas com opiniões divergentes, as pessoas te conhecem e você começa a ter um primeiro contato com outras ideias, de pessoas diferentes de você. Tendo o estudo formal com o relacionamento, a forma de aprendizado fica mais perfeita e mais rica”, ressalta Candil. 

A coordenadora adjunta de Comunicação Social e Jornalismo, ressalta a importância de ouvir profissionais da área. “O Humberto Candil é um profissional muito experiente e muito inteligente. Ter uma pessoa como ele, dialogando com os alunos, é uma grande oportunidade para aprender mais sobre a realidade do mercado, além de fortalecer nossas conexões profissionais.”

Reações dos alunos

Na aula magna, foi possível ver as amplas expectativas no olhar de cada aluno presente. “Meu objetivo aqui é extrair o máximo de uma pessoa grande nessa área, que é a mesma que eu busco. Alguém que já passou por vários jornais que nós acompanhamos tanto. É isso o que eu quero hoje”, mencionou Ana Beatriz Toyota, aluna de Jornalismo.

Para os alunos veteranos, o momento foi de extrair o máximo de informações possíveis. “Como formanda, ouvir um profissional tão renomado como o Humberto, nos traz esperança onde tantas pessoas apontam que o jornalismo está fadado a um caminho que não é dele. O nosso caminho, é um caminho de informação, de levar para a sociedade aquilo que ela precisa saber, a partir das habilidades que nós conhecemos e treinamos na faculdade”, aponta Carmem Iorrana, estudante de Jornalismo. 

Já para a aluna Isadora Feitosa, de Rádio e TV, se concentra na expectativa para o decorrer do semestre, e com ele suas aulas, provas e o tão esperado projeto integrador. “Na minha opinião, com essa aula que a gente teve hoje, existe um incentivo muito grande para a gente expandir a nossa mente e não se limitar. A expectativa para esse semestre, com os PI, trabalhos, é não se limitar na nossa área, e se inspirar nele, no que ele fez e no lugar que ele chegou”, finaliza. 

Estudantes tiveram primeira Aula Magna presencial depois de 2 anos.

Veja mais