Profissão e Mercado

BOOTCAMP do curso de Publicidade atende empresa de Paulínia

BootCamp é o evento anual do curso de Publicidade e Propaganda, do UNASP campus Hortolândia, que une os universitários em uma competição educativa, onde vence a melhor campanha publicitária.

Texto: Gloria Barreto

Depois de dois anos online, o Bootcamp voltou ao UNASP campus Hortolândia de maneira presencial. O evento, que durou uma semana, une alunos de diferentes semestres do curso de Publicidade e Propaganda em grupos que se tornam as agências e tem a responsabilidade de criar e apresentar ao cliente a Pesquisa, o Planejamento, a Criação e o Plano de Mídia específicos para o negócio e o problema apresentado. Nesta edição o cliente foi a Lusa Automóveis da cidade de Paulínia.

O diretor da Lusa Automóveis, Fábio Souza, conta que ficou muito satisfeito com a dedicação dos estudantes que se empenharam para oferecer boas campanhas publicitárias.  “Todos os grupos me apresentaram grandes ideias, porém dois grupos se destacaram, demonstrando grande profissionalismo, parecendo mesmo uma agência de publicidade. Destas duas, com toda a certeza, eu contrataria o serviço”, comentou o diretor.

O que seria o BootCamp?

 Importado do idioma inglês, como vários outros termos usados no mercado publicitário, o BootCamp é um treinamento de imersão dos soldados americanos, que simula situações de extrema tensão para que esses possam obter sucesso em uma situação real. O BootCamp do curso de Publicidade e Propaganda de Hortolândia segue os mesmos princípios, porém o treino visa uma atuação de excelência no mercado de trabalho. 

Este ano, o tema foi inspirado no principal prêmio da propaganda mundial o Cannes Lions, conhecido internacionalmente como o “Oscar” da propaganda. O local foi devidamente preparado para fazer jus ao glamour do nome, com direito a tapete vermelho, painel para fotos das celebridades e muita badalação. 

Atendendo às regras do evento, os alunos se uniram em grupos/agências diferentes, independente do período do curso. Após a divisão dos grupos/agências eles recebem uma atribuição, que define qual aluno se propõe a atuar em cada área. Depois de montadas as agências, eles começam a construir a campanha para o cliente. 

Desafio do Bootcamp 2022

Nesta edição  do BootCamp os alunos receberam um briefing da Lusa Automóveis na segunda-feira e na quinta-feira da mesma semana tiveram de entregar e apresentar a Pesquisa, o Planejamento, a Criação e o Plano de Mídia, enfim a campanha publicitária. Durante esse período os alunos receberam assessoria dos professores nas suas respectivas áreas de conhecimento. 

Além de correrem contra o tempo, os grupos de alunos/agência correm o risco de “cair fora”, antes mesmo antes da finalíssima, basta perder o prazo de entrega de qualquer uma das fases.

O diretor da Lusa explicou que a tarefa não foi simples, uma vez que ele passou para os alunos uma necessidade real da empresa. “Eles tinham que entender o serviço, identificar os pontos fortes e fracos da empresa e do negócio e apresentar o projeto e principalmente “vender” o serviço”, explicou Souza.

Constelação foi a agência vencedora do do BootCamp 2022.

No último dia do BootCamp as agências foram submetidas à avaliação de uma banca composta por professores e o próprio cliente. Esta banca, além de qualificar os trabalhos com nota, também escolheram uma campanha que mais atendeu as necessidades elencadas, com a possibilidade de ser veiculada pelo cliente. 

A agência vencedora do BootCamp foi a Agência Constelação, composta pelos estudantes Vitor Alves (atendimento/planejamento) Agda Alves ( planejamento) Leo Ruas (mídia), Fernanda Toni (mídia) Jefferson Lima (redação), Gabriel Silva  (criação) e Cindy Lima  (criação). 

Universitários envolvidos

Nesta edição a organização ficou a cargo da turma do sexto semestre de Publicidade e Propaganda que estava cumprindo a atividade da disciplina de Organização e Produção de Eventos.

Alunos do curso de PP que organizaram o Boot Camp
Estudantes do sexto semestre estiveram à frente da organização do BootCamp 2022.

Para o Coordenador do Curso de Publicidade de Hortolândia, Hélder de Melo Moraes, o evento já virou uma tradição no campus. “Os alunos ficam muito animados e a competição é muito saudável entre eles. No fim apenas uma agência é premiada, mas todos ganham muito conhecimento e experiência”, enfatizou o coordenador. 

Para os participantes o BootCamp o evento trouxe uma vivência diferente da sala de aula, com aprendizagens únicas. “O BootCamp foi desafiador!  Porém a sensação de ver o trabalho entregue e a comemoração final é ótima”, disse a estudante Sara Helen Paulino. 

Veja mais