Cerimônia do jaleco celebra jornada dos alunos de Medicina Veterinária
Em sua segunda edição, o evento é um marco para uma nova etapa do curso.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou no último sábado (15) a segunda edição do 80% médicos. Na programação, também conhecida como Cerimônia do Jaleco, os alunos de Medicina Veterinária têm a oportunidade de celebrar com amigos e familiares. A comemoração antecede a formatura, e indica que a partir desse momento os alunos terão somente aulas práticas e estágios obrigatórios. A noite foi organizada pela coordenação do curso como finalização da semana acadêmica.
O professor Nilton Abreu conta que este momento marca para os alunos a finalização de um ciclo e início de outro. Um ciclo onde eles estavam com disciplinas, cursando com os professores. Ele menciona que “a partir do próximo semestre, eles migram para o estágio, uma atividade totalmente diferenciada, onde vão vivenciar a prática da medicina veterinária”.
Enquanto isso, o coordenador do curso, doutor João Aranega, explica que “é uma cerimônia festiva muito importante para os alunos e as famílias que vieram de fora ou outros estados para prestigiar este momento de conquista.” Ele acrescenta que “todo aquele investimento que foi feito para que a pessoa pudesse concretizar o curso vai fazer sentido agora.”
No início do evento, os estudantes foram recebidos ao lado de seus padrinhos. Essa cerimônia não apenas celebra o empenho e a dedicação dos alunos, mas também marca a transição de responsabilidade para a nova geração de médicos veterinários. A noite foi marcada por celebração, lágrimas de alegria, novas expectativas e promessas, com o ponto alto sendo a entrega do jaleco branco, um símbolo emblemático da profissão de médico veterinário.
Grandes emoções
O aluno Natan Camacho acredita que este evento é uma prévia das emoções que vão ser vividas na formatura. “O mais importante é ter a família presente, no caso meus pais não estão aqui, mas a família vai além dos pais, ela vai para os amigos, ela vai para todos que estão perto de mim, me apoiaram e demonstram que não estou sozinho durante a caminhada”, conta.
Natan teve a oportunidade de começar a prática desde o início do curso, trabalhando no hospital veterinário. Ele conta que o jaleco que está usando na cerimônia é o primeiro que ele teve, usado nas monitorias de anatomia, e muitos outros momentos que deram início à sua história. “Deus me permitiu viver e eu consegui, através de muito esforço e dedicação concluir esta fase”, agradece.
Acompanhando de São José do Rio Preto, Rose Camacho conta com muita emoção que “como mãe cristã, sinto imensa alegria e gratidão ao ver meu filho receber o jaleco, um importante marco em sua carreira, fruto de dedicação e propósito”. Mesmo de longe, Rose assistiu à transmissão ao vivo. “Estou vendo o Natan se tornar uma pessoa íntegra e comprometida com o bem, seguindo o caminho que Deus preparou”, comemora.
O evento também inclui vídeos, fotos e recordações da jornada ao longo do curso, além de apresentações musicais e discursos motivacionais dos professores. Eles compartilharam suas experiências e ofereceram conselhos valiosos aos futuros veterinários.
Experiências pra vida
Para o pró-reitor acadêmico, Edilei Lames, é uma grande alegria prestigiar esta cerimônia tão relevante. Ele conta que é uma vitória para o UNASP ter a segunda turma do curso de Medicina Veterinária participando deste momento, com mais de 60 alunos. “É uma referência de que nós conseguimos avançar com qualidade, com compromisso com a sociedade”, frisa.
Edilei finaliza desejando que os estudantes sejam profissionais diferenciados. “Que eles tenham compromisso com os animais, com a sociedade, com o bem-estar público”, ressalta o pró-reitor acadêmico.