Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza Semana da Arte

Alunos do Ensino Médio colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula através de apresentações musicais e releituras artísticas

Texto: Thaís Fowler

O Colégio UNASP campus São Paulo deu início a Semana da Arte Moderna na segunda-feira (7). O objetivo principal do evento é valorizar as artes plásticas, modernas, contemporâneas e este ano em especial, comemorar os 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1922. Durante o intervalo das aulas os adolescentes realizaram exposições de pinturas e apresentações musicais. 

As atividades foram divididas entre as classes do Ensino Médio. O 1° ano participou da exposição relacionando a disciplina de artes e a matéria de redação e literatura. O 2° ano apresentou canções, valorizando a música como expressão forte de arte. E o 3° ano focou nas obras de artes plásticas, esculturas e pinturas. 

Durante as aulas os alunos aprendem os principais movimentos artísticos e podem desenvolver novas habilidades. “Nós damos liberdade para os alunos explorarem a criatividade, usando o conhecimento das Vanguardas Europeias e da Arte Moderna, tanto da Europa quanto do Brasil”, explica Ana Paula Rodrigues, professora de língua portuguesa. 

A Semana da Arte Moderna é considerada um marco oficial do Modernismo no Brasil. Há 100 anos, artistas como a pintora Anita Mafatti e escritores como Oswald de Andrade e Mário de Andrade idealizaram o que hoje é considerado um dos momentos mais marcantes para a cultura e produção artística brasileira do século 20.

Para o aluno do terceiro ano Gustavo Tibiriçá de Souza, as aulas sobre o movimento foram essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho. “Durante as aulas a professora nos mostrou como aconteceu a Semana da Arte Moderna e eu consegui imaginar como foram os bastidores daquele momento. Isso foi muito importante para fazer a releitura da obra Homem Amarelo de Anita Malfatti”, afirma. 

Veja mais