UNASP Ciência - Pesquisas

Como as questões das práticas pedagógicas estão sendo investigadas?

A pesquisa responde a qual pergunta? O grande foco desse trabalho é como as questões das práticas pedagógicas estão sendo investigadas no Brasil. Também reflete sobre as contribuições que estas investigações trazem para a formação inicial e continuada de professores. Por que isso é importante? Pesquisar práticas pedagógicas, que são os meios pelos quais os […]

Texto: Vanessa Meira

A pesquisa responde a qual pergunta?

O grande foco desse trabalho é como as questões das práticas pedagógicas estão sendo investigadas no Brasil. Também reflete sobre as contribuições que estas investigações trazem para a formação inicial e continuada de professores.

Por que isso é importante?

Pesquisar práticas pedagógicas, que são os meios pelos quais os professores desenvolvem seu trabalho educacional no ambiente escolar, é imprescindível às formações para o exercício da docência e para a promoção de uma escola justa e equitativa para todas as crianças, adolescentes e jovens.

Quais foram os resultados?

Os resultados apontam que, no Brasil, há poucas as pesquisas que apresentam alguma conceituação de prática pedagógica, bem como relatos detalhados e comentados de práticas docentes encontradas nas escolas.

Tanto a conceituação quanto o relato de práticas, em vários estudos, aparecem de forma implícita ou subjacente. Nesta pesquisa foram identificadas duas modalidades de práticas:

As práticas relativas à atuação do professor com os seus alunos foram as mais estudadas, especialmente aquelas que dizem respeito à gestão dos aprendizados e da classe, porém com maior ênfase na primeira.

Veja mais