Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP campus Engenheiro Coelho celebra formatura
A cerimônia contou com a presença dos familiares, amigos e professores que acompanharam a trajetória dos formandos.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Camylla Silva
O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou neste domingo (14), às 14h, a cerimônia de colação de grau do curso de Arquitetura e Urbanismo. Um dia antes da data comemorativa da profissão no Brasil, os formandos celebraram suas conquistas e se alegraram com as novas oportunidades no mercado de trabalho.
A coordenadora do curso, professora Mayara Christy, conta que o que mais a emociona ao ver a turma chegar à formatura é a certeza de que a equipe docente pôde participar e contribuir para a formação de cada estudante. “Escolher uma carreira é algo que vai delinear e orientar toda a caminhada de uma pessoa, e ter feito parte desse processo é profundamente significativo”, destaca.

Pandemia e resiliência
O formando Pedro Reis compartilha que sempre recebeu incentivo para seguir seus sonhos. Desde criança, seus avós o estimularam tanto na área artística quanto na construção civil. Por sempre ter estudado na rede adventista, trabalhado como menor aprendiz e ter pais que também atuam na instituição, o UNASP sempre fez parte das conversas e se tornou um sonho desde a adolescência.
Após concluir o ensino médio, ainda durante a pandemia, Pedro conquistou uma bolsa de estudos para cursar Arquitetura e Urbanismo e morar no campus como aluno residente. “Vivi momentos intensos: pandemia, trabalho, amizades, oportunidades, aprendizados únicos e um grande amadurecimento pessoal”, relata.
Mayara explica que a turma percorreu uma trajetória marcada por desafios singulares devido ao COVID-19. As disciplinas de base e de fundamentação foram ofertadas online, e só posteriormente a turma pôde vivenciar o ensino presencial. “Essa transição certamente influenciou sua formação e exigiu ainda mais resiliência, dedicação e maturidade e isso moldou quem eles se tornaram”, garante.
Jam Karla, natural de Goiás, sonhava em estudar no UNASP desde que conheceu a instituição por meio de colportores. Até então, o que parecia um sonho distante, tornou-se realidade quando se mudou para Engenheiro Coelho. Após um período trabalhando, conseguiu uma bolsa para residir no campus e, mais tarde, tornou-se colaboradora.
Já a escolha do curso veio da influência do pai, que trabalhava com construção. A convivência com esse universo despertou nela um carinho especial pela área. Por isso, formar-se no UNASP e em Arquitetura e Urbanismo é uma emoção que não cabe no peito.“A formatura, para mim, é como um abraço de Deus dizendo: filha, você conseguiu”.
Convivência e prática
Ao longo dos cinco anos de graduação, Pedro e Jam compartilham da visao de que o UNASP representA muito mais do que formação acadêmica, pois fez amizades que levará para a vida, tanto companheiros de profissão quanto futuros sócios e parceiros foram as pessoas e os encontros que a acolheram nos momentos difíceis. Os professores, os projetos e até os desafios contribuíram para seu crescimento, pois a fortaleceram e ampliaram sua visão sobre a profissão e sobre a vida.
Ao longo dos anos de graduação, Pedro e Jam compartilham a visão de que o UNASP foi muito além da formação acadêmica. Isso porque eles construíram amizades para a vida, professores que os acolheram e projetos que contribuíram para o crescimento pessoal por meio da empresa de práticas profissionais do curso, o ArchSet . “E foi aqui também que conheci a minha namorada, alguém muito especial com quem pretendo construir uma vida ao meu lado”, conta Reis.

Celebração que conta histórias
A cerimônia compartilhada também reservou momentos especiais para outros cursos. Um dos destaques foi a comemoração dos 10 anos de existência dos cursos de Engenharia Agronômica e de Produção, além do reconhecimento do curso de Engenharia Civil, que alcançou a posição de segundo melhor do estado de São Paulo.


O curso de Arquitetura e Urbanismo também, por sua vez, também se destacou ao participar de uma Bienal na Coreia do Sul e de uma Conferência Internacional em Brasília. Essas experiências proporcionaram aos alunos, além do aprofundamento teórico, oportunidades de networking e aprendizado prático por meio da visita a monumentos e construções históricas.
O futuro arquiteto Wanderson Martins conduziu o juramento da turma ao assumir o compromisso de exercer a profissão pautada pelos princípios da ética, integridade, honestidade e lealdade. Ela também destacou a importância do aperfeiçoamento contínuo e reafirmou o propósito de contribuir, com seu trabalho, para uma sociedade mais justa e humana.
Nova história
Para o futuro, o formando leva consigo o compromisso de continuar aprendendo todos os dias. “Sinto que cheguei ao UNASP como um garoto cheio de sonhos e com a bagagem quase vazia, e estou saindo como um homem ainda sonhador, mas agora mais preparado e consciente do meu potencial. Oro a Deus para ter um futuro brilhante e para conseguir oferecer a outras pessoas oportunidades tão boas quanto as que recebi”, deseja.
Jam também deseja continuar trilhando um caminho que honre toda a história que viveu até aqui. Ela quer realizar projetos que toquem pessoas e que carreguem algo de Deus em cada detalhe. “E acima de tudo, quero seguir caminhando com coragem porque sei que Ele continua escrevendo meus próximos capítulos, e eu confio no que vem, pois ele escreveu a história da minha vida por completo”, compartilha.
A coordenadora aconselha que os formandos façam tudo com amor e verdade. “Independente do que as pessoas ao redor esperem de vocês, escolham sempre o que é correto e façam com amor. Isso faz toda a diferença no caminho e no destino de cada um”, garante.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.