Blog do UNASP

O que não te contaram sobre Arquitetura e Urbanismo

A Arquitetura e Urbanismo é uma área que pode ser inspiradora, com prédios diferenciados, cidades bem planejadas e outros projetos interessantes. Entretanto, nem todos conhecem o funcionamento do curso nessa área, sendo importantíssimo conhecer mais sobre ele.

É importante ressaltar que a arquitetura existe antes mesmo da graduação se tornar o que ela é hoje, desde que o mundo é mundo as pessoas fazem abrigos para viver. As diferentes técnicas e áreas de trabalho também tornam variados os estudos e áreas de conhecimento.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que não te contaram sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo. Confira!

Utiliza materiais especiais 

O estudante de arquitetura lida com muitos papéis enormes, e materiais em geral, por isso, se você pretende fazer essa graduação, prepare bolsas e canudos (material usado para guardar os papéis grandes). 

Além disso, as mesas e as salas de aula de arquitetura são projetadas levando em consideração as necessidades específicas dos alunos. Isso proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas.

Ensina além da matemática

Outro ponto curioso é que arquitetura é considerada um curso de humanas, apesar de ter alguns cálculos. O curso é uma mistura de cálculos, desenhos, arte e etc. Claro que se você não tem muita experiência ou facilidade em alguma área trabalhada no curso, não tem problema. 

Nem todo mundo sabe desenhar ou já domina completamente os cálculos, mas não tenha medo que isso não vai te impedir de cursar arquitetura. São conhecimentos que serão adquiridos e desenvolvidos durantes os anos de estudo.

Desenvolve habilidades variadas

Ao longo do curso, você desenvolverá habilidades específicas que são úteis não apenas na prática da arquitetura, mas também em outras áreas da vida cotidiana. Além dos conhecimentos específicos nas técnicas de arquitetura e sobre o planejamento de cidades, também é possível desenvolver características gerais, como liderança, gestão e organização.

Potencializa características

Se você acha que o arquiteto só planeja a estrutura, você pode estar se precipitando. É muito importante ter um nível de empatia com o cliente, ter paciência, saber ouvir, não impor ideias, pois lidar com pessoas é algo que o arquiteto faz com muita frequência, tanto com clientes quanto com engenheiros, entre outros trabalhadores.

Se você pretende cursar Arquitetura e Urbanismo e tem dificuldade em algo desse tipo, não é motivo para desistir do curso, porque durante a faculdade diversas habilidades são trabalhadas e desenvolvidas.

Neste artigo, apresentamos algumas coisas que não te contaram sobre Arquitetura e Urbanismo, esse curso que é bastante abrangente e diversificado. O principal é entender sobre a graduação, buscar informação e se preparar para estudar.

Gostou de aprender mais sobre esse curso? Então, leia mais um texto que apresenta 5 séries da Netflix para apaixonados por Arquitetura!

Os comentários estão desativados.

Veja também