Notas Formatura

Curso de Ciências Biológicas comemora os frutos colhidos

Curso de Ciências Biológias do UNASP recebeu a maior nota do Enade do estado de São Paulo neste ano de 2022.

Texto: Thaís Fowler

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas realizam formatura neste domingo (18) no UNASP, campus São Paulo. Em discurso, a aluna Nathália Camargos homenageia e dedica o discurso à professora Márcia de Paula pelos seus 30 anos como docente na instituição. Já o paraninfo da cerimônia, professor e coordenador EniosDuarte, cita a figueira centenária plantada ao lado direito da entrada do campus, em seu discurso, frisando que a árvore acompanhou as mudanças da instituição.

O aluno Anísio Teodoro, comemora sua formação aos 50 anos de idade. Ele conta que ter trabalhado como policial na área ambiental o motivou a ingressar na graduação. “Para a próxima etapa da minha vida que se inicia agora, eu quero trabalhar com licenciamento ambiental e consultoria, além de fazer minha pós-graduação aqui no UNASP”, diz.

Para o coordenador, a formatura é um misto de alegria e orgulho. “Nós temos a plena certeza de que estamos entregando à sociedade profissionais de excelência para servir a todos”, acredita. E ele deixa um recado aos formandos. “Meu desejo é que eles tenham compromisso com a ciência, com a formação das pessoas e de forma muito especial, ao lidarem com as pessoas, que eles possam levar amor e empatia”, acrescenta.

Celebração em dose dupla

Gabriela Rodrigues veio para o UNASP em 2014 cursar Enfermagem, mas no meio do caminho algumas coisas mudaram. “Durante este período desenvolvi lúpus, por isso precisei me afastar dos estudos, voltar para a minha cidade e cuidar da minha saúde”, explica.

Em 2017 ela voltou aos estudos, mas dessa vez, ingressou no curso de Ciências Biológicas na cidade onde morava.  “Eu viajava todos os dias, 200 km para estudar e muitas vezes minha mãe precisava me acompanhar, pois minha saúde não estava bem”, completa. Assim que liberada pela equipe médica, em 2019, Gabriela pode voltar ao UNASP e continuar sua trajetória acadêmica. Aqui, ela participou do curso de liderança e gestão em voluntariado, se envolveu no centro acadêmico do curso por três anos, atuando na organização de eventos e marketing.

“Trabalhei também no complexo de laboratórios sendo responsável técnica, principalmente no laboratório de zoologia e botânica onde pude aprender muito mais na prática com os profissionais, mestres e doutores que lá atuam”, ressalta.

Gabriela conta esse é um momento de muita comemoração. “Hoje percebo que Deus me guiou por essa trajetória, mesmo passando por dificuldades, sei que estou no caminho da profissão certa, da qual sou apaixonada e logo mais estarei ingressando em um programa de mestrado”. Hoje, além realizar sua colação de grau, ela irá realizar o sonho de se casar. “Vou me casar e me formar no mesmo dia. A Biologia e o UNASP mudaram a minha vida”, comemora.

Veja mais