Cursos de Engenharia e Farmácia realizam visita técnica à FURP
O momento proporcionou aos alunos uma vivência prática no ramo dos medicamentos.
Texto: Nátaly Nunes | Edição: Gabrielle Ramos
Os alunos dos cursos de Farmácia, Engenharia Civil e de Produção do UNASP campus Engenheiro Coelho conheceram a Fundação para o Remédio Popular (FURP) na última segunda-feira (20). Na visita técnica, os estudantes entenderam os processos para o desenvolvimento dos medicamentos no laboratório de farmácias oficial do governo de São Paulo, um suporte integral para o SUS.

Conhecimento prático
O coordenador do curso de Farmácia, Eduardo Cavalcante, explica que a visita técnica proporciona uma visão prática das etapas desde a produção do medicamento até a expedição dos produtos. Isso “complementa os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e reforça a compreensão sobre a atuação profissional na indústria farmacêutica”, garante.
Compreender os processos produtivos foi um dos principais aprendizados do aluno do oitavo semestre de Farmácia, Ricardo Patacchini. Ele explica que, no curso, o contato costuma ser com produções em pequena escala, e que a experiência permitiu entender como funciona cada etapa, em grande escala, desde a matéria-prima até o produto final.
Já o coordenador dos cursos de Engenharia, Lucas Barbosa, explica que a visita técnica possibilitou aos alunos de Engenharia de Produção compreender os processos industriais e de controle de qualidade envolvidos na fabricação de medicamentos. Segundo ele, a experiência também permitiu observar como a gestão da produção e da infraestrutura industrial se integram para garantir que os produtos atendam às normas sanitárias e de qualidade exigidas pelos órgãos reguladores.
“Para os alunos de Engenharia Civil, foi uma oportunidade de compreender aspectos de infraestrutura, climatização, sistemas construtivos e controle ambiental de ambientes industriais sensíveis, como salas limpas e laboratórios”, explica o coordenador.
Joseph Knoener, aluno do oitavo semestre de Engenharia de Produção, destaca que a visita foi especialmente relevante para compreender a logística dentro das empresas e conhecer de perto o maquinário utilizado na produção e na embalagem dos medicamentos. “A FURP é uma fundação muito organizada, tanto em seu layout como em seus processos, o que para nós foi um exemplo”, diz.
Ao longo da visita, o grupo foi apresentado a diferentes etapas que comportam melhorias de processo, o que o ajudou a visualizar melhor como será sua futura atuação profissional.
A união entre os cursos
Os coordenadores apontam que a integração entre os cursos mostra a importância da cooperação entre diferentes áreas do conhecimento. “Aproxima os alunos da realidade do mercado de trabalho, na qual o trabalho em equipe multidisciplinar é essencial para o sucesso dos projetos e das organizações”, ressalta Lucas Barbosa.

Eduardo reforça que isso prepara o aluno para contextos reais do mundo profissional. “Essas atividades interdisciplinares estimulam habilidades como trabalho em equipe, comunicação, empatia, liderança e respeito às diferenças profissionais”, finaliza o coordenador de Farmácia.