UNASP Ciência - Notícias

Setembro da Pesquisa: Cursos e palestras marcam o mês no UNASP

Evento na última segunda (26) reuniu estudantes e professores pesquisadores para o encerramento do Setembro da Pesquisa.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Ana Clara Silveira

O UNASP promoveu um mês voltado para a ciência. O Setembro da Pesquisa foi um projeto do Escritório de Apoio ao Pesquisador, o EAP, do UNASP em que foram realizados eventos on-line e presenciais com objetivo de introduzir os alunos ao mundo da pesquisa, especialmente, aqueles que tinham dúvidas a respeito desse universo. O encerramento foi realizado na última segunda-feira (26) no auditório da reitoria. Por fim, o evento reuniu grupos de pesquisa envolvidos nas atividades durante o mês e celebrou com premiações entre os projetos dos estudantes.

Eventos do mês da pesquisa

As programações tiveram início logo no primeiro dia de setembro com um minicurso on-line ministrado pela doutora Natália Gomes Gonçalves. Ela abordou o tema de Iniciação Científica. Em seguida, na segunda semana do mês, a doutora e professora do UNASP Naomi Vidal Ferreira realizou uma palestra, também on-line, tratando da iniciação científica no TCC e explicando a respeito do PROBIC.

Os eventos presenciais foram realizados ao longo de todo o mês de setembro nos três campi do UNASP. Foram encontros em rodas de conversa, que tiveram o objetivo de valorizar e divulgar as atividades realizadas pelos diversos grupos de pesquisa do UNASP.

Os encontros presenciais e on-line reforçaram a importância da pesquisa científica.
Os encontros presenciais e on-line reforçaram a importância da pesquisa científica. Foto: Reprodução.

Experiência dos participantes

O professor Milton Torres leciona no curso de Letras no UNASP campus Engenheiro Coelho e no Mestrado profissional em Educação. Além disso, lidera dois grupos de pesquisa voltados para Educação, Literatura e Linguagem. Ele destaca o retorno positivo dos alunos que participam dos grupos – alguns deles já formados, mas que permanecem ligados à produção científica–, especialmente a satisfação ao verem publicado um artigo em que contribuíram. Sobre os eventos do mês de setembro, ele reforça: “Dão visibilidade à pesquisa. Além disso, cumprem um papel importante em promover oportunidades para que os alunos se envolvam com esse universo”.

Júlio César Ferreira estuda Nutrição no campus São Paulo e participa de um grupo de pesquisa a respeito de Alimentação e Promoção das Saúde. Ele valoriza a ótima experiência que teve participando do mês da pesquisa e reforça a importância de eventos assim. “Momentos como esse nos dão ainda mais motivação para continuar na pesquisa e podem despertar o interesse daqueles que não conhecem esse mundo”, frisa.

A doutora Naomi, que também coordena o EAP, destaca a relevância de eventos semelhantes para a divulgação do trabalho de pesquisa do UNASP e pontua que nos minicursos on-line a presença média foi de 80 a 85 alunos e professores em cada evento. Diante do êxito do Setembro da Pesquisa, ela acredita que existe “a oportunidade de divulgar aos alunos a pesquisa que é feita pelos colegas e professores, promovendo mais engajamento por parte de todos”.

Veja mais