Profissão e Mercado

Estágio de Psicologia no setor público é um diferencial na formação

A princípio, quando pensa-se em fazer um curso de Psicologia, logo vem na mente de muitas pessoas a cena do paciente deitado no divã do consultório. Ao lado, o psicólogo. Todavia, a Psicologia não se limita apenas aos atendimentos clínicos particulares. A área de atuação é muito ampla. Nesse sentido, a experiência prévia no setor […]

Texto: Aira Annoroso

A graduação do UNASP incentiva os alunos a realizarem o estágio de Psicologia a partir do 3° semestre.

A princípio, quando pensa-se em fazer um curso de Psicologia, logo vem na mente de muitas pessoas a cena do paciente deitado no divã do consultório. Ao lado, o psicólogo. Todavia, a Psicologia não se limita apenas aos atendimentos clínicos particulares. A área de atuação é muito ampla. Nesse sentido, a experiência prévia no setor público — através do estágio de Psicologia — se apresenta como um diferencial na formação do aluno.

Segundo a doutora Sideli Biazzi, coordenadora do curso do UNASP campus São Paulo, o psicólogo é essencial no setor público. Nessa ideia, há uma mudança de paradigma na compreensão do trabalho e da atuação desse profissional. Em suma, a consulta com um psicólogo deixa de ser considerado um tipo de serviço elitizado, afastado da realidade social. “Quando a Psicologia sai desse espaço fechado e entra em contato com a necessidade da comunidade, com as questões culturais, ela pode contribuir para grandes mudanças”, afirma.

ESTÁGIO DE PSICOLOGIA

Flávia e os colegas durante estágio de Psicologia no Hospital Municipal de Campo Limpo.

Em contrapartida, há o exemplo da psicóloga Flávia Duarte, egressa do UNASP. Primeiramente, ela realizou seu estágio de Psicologia no Hospital Municipal de Campo Limpo, na capital paulista. A profissional conta que durante sua graduação no UNASP recebeu bastante incentivo dos professores para atuar no SUS, desde o início.

“Minha experiência como estagiária no hospital foi essencial, pude desenvolver minha identidade profissional e me descobrir nela”, destaca. Do mesmo modo, a psicóloga acredita que é no sistema público que o estudante entende a amplitude quando se trata de saúde mental. Além disso, Flávia diz que essa experiência reflete na sua atuação como psicóloga clínica atualmente. “Hoje compreendo meus pacientes como um ser holístico. Não são apenas números na minha agenda, são pessoas”, frisa.

PARCERIA COM A PREFEITURA

Policlínica universitária do UNASP campus SP.

Antes de tudo, para que os alunos consigam ter a rica experiência do estágio de Psicologia no setor público, o UNASP mantém uma parceria com a prefeitura de São Paulo. Logo, a partir do 2° ano do curso, os estudantes já começam a atuar em instituições, nas unidades de saúde, nos hospitais, em escolas, entre outros. Ainda mais, o UNASP possui uma policlínica universitária no campus que atende pacientes encaminhados pelo SUS. Nela os estagiários também têm a chance de aprender.

Saiba mais sobre o curso de Psicologia do UNASP campus São Paulo:

Veja mais