Vida no Campus

Graduação do UNASP promove adaptação para veteranos que voltam às aulas presenciais e acolhimento aos alunos novos

O semestre letivo da graduação do UNASP campus Hortolândia comecou com atividades que visam promover adaptação de alunos calouros e veteranos às aulas presenciais.

Texto: Glória Barreto

Momentos de ambientação para alunos novos, Aula Magna e adaptação às aulas presenciais, essas foram algumas das novidades do início do semestre letivo da graduação do UNASP campus Hortolândia. As aulas começaram nesta segunda, 07 de fevereiro, com os estudantes assistindo as aulas presencialmente, conforme orientação do governo do estado.

Acolhimento aos calouros

Na segunda (07) os novos alunos receberam as boas-vindas em um momento diferenciado. Além de conhecer a equipe administrativa e os serviços dos quais eles podem usufruir no campus, como biblioteca e o Centro de Experiências Profissionais, eles também conheceram o Programa de Apoio ao Discente (PROAD) e seus canais de comunicação para auxiliar os universitários.

Diretor geral do UNASP campus Hortolândia, Douglas Menslin, dá boas-vindas aos novos alunos da graduação.

Em um segundo momento os calouros acompanharam os coordenadores de cada curso para conhecer a estrutura física do campus e ter a oportunidade de sanar dúvidas. O estudante Ramon Almeida, que está ingressando no curso de publicidade e propaganda, contou que gostou do seu primeiro contato com a faculdade e segue cheio de expectativas.

“Diferente do ensino médio, existe uma liberdade maior entre aluno e professor. Algumas aulas são mais dinâmicas e os professores já falam sobre o mercado de trabalho. Eu me senti bem recebido e estou empolgado com este universo novo e cheio de oportunidades”, relatou o estudante.

Aula Magna

No segundo dia de aula, 08 de fevereiro, aconteceu a Aula Magna com a presença do neurologista Roberto Lenz Betz que falou para todos os alunos da graduação. O palestrante destacou a importância dos cuidados que cada estudante deve ter com sua saúde física, emocional e espiritual a fim de que seu desenvolvimento intelectual seja pleno.

“Se você frequentar uma vez por semana uma igreja, já há melhora na atuação cerebral”, afirmou Betz

Doutor Roberto Lenz Betz é o palestrante convidado para da Aula Magna do UNASP campus Hortolândia

O tema da palestra foi escolhido com intuito de auxiliar os alunos que certamente passarão por um novo processo de adaptação ao retornarem a realidade da graduação presencial.

Adaptação às aulas 100% presenciais

Depois de dois anos variando entre aulas presenciais, on-line ou híbridas, a volta presencial das aulas da graduação tem sido um passo importante para os universitários. Afinal, tornou-se um novo período de adaptação.

“É incrível como o ser humano é resiliente e feito para se adaptar. No início de 2020 tivemos que nos adaptar a nova realidade de aulas via zoom. E agora aqui estamos, passados 2 anos, voltando ao que um dia já foi nosso normal” comentou a estudante do quinto semestre do curso de direito, Jéssica Rovaris.

Da esquerda pra a direita: Luzanira Nascimento (estudante de direito), Fernanda Covolan (coordenadora do curso de direito), Isabela Laguna (estudante de direito) e Jéssica Rovaris (estudante de direito).

A estudante ficou surpresa por suas próprias reações ao retornar às aulas presenciais. Ela relata que curtiu ver a natureza do campus, reencontrar os professores e principalmente retomar o convívio com os colegas de classe.“Chegando na sala juro que tomei um choque ao ver meus colegas. Era estranho ver todos fora dos quadradinhos do zoom, alguns eu nunca tinha visto pessoalmente, tinha gente que eu achava que era mais alto e na verdade era mais baixo e vice-versa. Foi engraçado ver o AUÊ que a sala virava toda vez que uma nova pessoa entrava na sala, e a gente falava: AHHH você que é fulano!!! Que sentimento de alegria e pertencimento eu senti naquele momento, é muito bom estar de volta”, descreveu Jéssica.

Veja mais