Não Classificado

Grupo de pesquisa do Unasp incentiva alunos a publicar artigos e participar de congressos

O Unasp, campus Engenheiro Coelho, tem diversos grupos de pesquisa. Um deles é o de Direito Constitucional, que tem enfoque em filosofia política e incentiva os alunos a produzirem artigos da área. O grupo, orientado pelo professor doutor Dilson Cavalcanti Batista Neto, surgiu em 2012 com o intuito de analisar as decisões do Supremo Tribunal […]

Texto: Redação

O Unasp, campus Engenheiro Coelho, tem diversos grupos de pesquisa. Um deles é o de Direito Constitucional, que tem enfoque em filosofia política e incentiva os alunos a produzirem artigos da área. O grupo, orientado pelo professor doutor Dilson Cavalcanti Batista Neto, surgiu em 2012 com o intuito de analisar as decisões do Supremo Tribunal Federal que são consideradas ativistas. “Ou seja, aquelas que acabam transbordando as competências clássicas do Poder Judiciário diante dos demais poderes”, explica o orientador. Para cumprir tal objetivo, viu-se a necessidade de estudar Filosofia Política e realizar um percurso histórico.

As reuniões são realizadas pelos gramados do campus em forma de piquenique, onde são estudados temas como filosofia, poder, economia e cristianismo. A estudante de direito e integrante do grupo Laila Daiane Lobato explica que cada aluno leva um prato diferente. “Além dos piqueniques nós também assistimos alguns filmes, seja sobre o assunto ou não”, conta. O coordenador ressalta que as atividades também são uma forma de aproximar os membros do grupo.

Desde 2012, os alunos participam anualmente de eventos locais, como o Encontro Nacional de Iniciação Científica (Enaic); nacionais, como o Encontro do Concelho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi) e o Congresso da Federação Nacional de Pós-Graduandos em Direito (Fepodi); e internacionais, como o Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política. Os membros também realizam simpósios em parceria com outros grupos de pesquisa e com o apoio da Coordenação de Direito e Direção do Unasp-EC.

Laila explica que o grupo auxilia muito academicamente e na produção científica. “O professor nos passa uma base muito boa e fica mais fácil entender o tema e escrever os artigos. Vou participar do Enaic e pretendo utilizar meu artigo como trabalho de conclusão de curso”, afirma.

O grupo, que no início era destinado aos estudantes do curso de Direito, está aberto a outros alunos que se interessem pelo tema. A entrada de novos estudantes ocorre no início do ano letivo. As reuniões são realizadas quinzenalmente, aos domingos. 

Veja mais