I SIMAP: Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária promovem feira de conhecimento
O simpósio recebeu mais de 400 participantes e contou com oficinas, palestras e minicursos.
Texto: Mafer Chire e Cristina Levano | Edição: Theillyson Lima
O primeiro Simpósio de Animais de Produção (SIMAP), organizado pelos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, foi realizado no último domingo (26), no Campo do Conhecimento, com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de aprendizado prático para os participantes. O evento contou com mais de 400 pessoas envolvidas, entre alunos, profissionais da área, produtores e membros da comunidade, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre ovinos, bovinos e equinos.
O SIMAP foi organizado como um dia de campo com 13 estações. Em cada estação, quatro representantes do quinto e sétimo semestre dos dois cursos, apresentaram conteúdo sobre uma determinada área demonstrando o que foi aprendido nas diferentes aulas de nutrição animal, floricultura e zootecnia de ruminantes.
Igor Cristian Hubner, um dos organizadores do evento e professor de Medicina Veterinária conta que os mais de 100 alunos envolvidos vêm se preparando desde o ano passado para este evento de grande crescimento profissional. “Tudo aqui foi organizado para os alunos, fazer eles trabalharem no assunto, apresentar e mostrar como seria a produção animal, fora da aula, para se prepararem para o mercado de trabalho. Assim, os alunos percebem sua própria capacidade”, afirma.
Sobre o SIMAP
A programação iniciou com um coffee break especial, acompanhado por uma breve explicação sobre o SIMAP. Em seguida, teve lugar a primeira palestra com o tema “Reflexo da eficiência reprodutiva na produção de bovinos” com o médico veterinário convidado Rafael Stolf seguido das visitas, em equipes, a cada uma das estações.
Cada apresentação durou em torno de 5 a 10 minutos. Já a tarde o evento continuou, mas desta vez foram os alunos os que receberam miniaulas oferecidas por empressas parceiras e experts nas diversas áreas.
O SIMAP foi originado de um evento que era organizado todos os anos pelo curso de engenharia agronômica, o “Ovinocultura em Foco“, mas este ano resolveram agregar outras áreas, como o curso de medicina veterinária, para tornar o evento maior.
Além disso, o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Walter Carvalho, explica que o programa também foi criado com o intuito de despertar o interesse da comunidade e dos produtores, o que permitiu um intercâmbio de experiências entre os participantes.
“Ao visitar o dia de campo, os temas de cada estande abrem curiosidades para os produtores, os quais podem criar interesse para trabalhar com ovinocultura, produção animal como um todo, e ver se realmente ele tem interesse em fazer isso na propriedade deles, o que também traz uma maior visibilidade pro curso,” declara.
Participação estudantil
O evento é uma oportunidade para a comunidade em geral e estudantes como Pedro Henrique Abreu e Vithor Santos, alunos do quarto ano de Engenharia Agronômica. Pedro participou em um dos estandes para falar sobre os equinos, suas características, e a história deles no Brasil, para o qual, ele e seus colegas trouxeram cavalos com os cuidados devidos. “A gente vem se preparando há mais de três meses, ajustando cada detalhe, embora tivemos vários imprevistos, acho que o resultado foi muito bom”, relata.
Por outro lado, Vithor participou do estande de produção de cordeiros e manejo de ovelhas. Ele destacou a preparação intensa ao longo do semestre, que culmina em um dia dedicado à participação no evento, permitindo o intercâmbio de conhecimentos entre os cursos envolvidos.
“Foi uma experiência muito boa, de grande aprendizado. Ver os resultados do trabalho e esforço de todos foi algo muito gratificante”, afirma.
Para alunas como Thaynara Hipólito, do quinto semestre de Medicina Veterinária, este foi um evento esperado por muitos dos seus colegas e acredita que serviu para mostrar mais sobre o seu curso e atrair mais pessoas.
“Meu grupo apresentou sobre os cuidados com neonatos e bezerras, mas também tivemos estandes sobre inseminação artificial, odontologia, entre outros. Fico feliz de ter compartilhado parte do conteúdo aprendido em nosso curso”, ressalta.
Experiências pra vida
O programa também superou as expectativas de vários participantes como Amanda e Victoria Souza, alunas do último ano de Engenharia Agronômica que ficaram felizes pelo grande aprendizado que o programa ofereceu.
“Este ano em comparação com anteriores foi muito mais amplo e maior, atraindo bastante gente, não só aqui estudantes, mas também produtores. Algo muito importante para fazer essa ponte entre nós e também os produtores rurais”, conta Amanda.
Já Victoria expressa sua gratidão e alegria com o crescimento do curso. “Minha experiência no UNASP está sendo muito legal, é um curso incrível, que indicaria para todo mundo, realmente, tem sido uma oportunidade de muito crescimento”, finaliza.