Impacto Social

Projeto criado por professores do UNASP recebe apoio do Cannes Lions

O PerifaLions é um projeto que tem como objetivo principal aproximar o mercado publicitário dos jovens estudantes que moram na periferia. A ideia é levar conhecimento sobre a área de comunicação e propaganda para esses jovens, que muitas vezes não têm acesso a essas informações em suas comunidades.

Texto: Thaís Fowler

Na última semana o professor Me. Flávio Salcedo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus São Paulo, e a professora Me. Irina Didier, docente do curso, foram citamos nominalmente nas redes sociais do Cannes Lions, maior festival de premiação da publicidade. O projeto nascido no UNASP, PerifaLions, tem a intenção de aproximar o mercado publicitário dos jovens estudantes que moram na periferia.

A publicação foi feita no dia 7 de março e teve como objetivo divulgar o PerifaLions. “Perifa Lions, fundado por Letícia Rodrigues, Irina Didier e Flavio, pretende trazer jovens das periferias brasileiras para Cannes O programa ocorre ao longo do ano, promovendo diversas atividades para destacar e conectar diversos talentos com grandes nomes e oportunidades com as principais agências.”

perifa

Em 2022, por exemplo, Bianca Nascimento, aluna do curso de Publicidade e Propaganda ganhou o concurso Perifa em Cannes, produzindo um vídeo em formato de reels  para o Instagram, com o intuito de divulgar a plataforma do PerifaLions e como ganhadora, foi para o Festival de Cannes, na França, com tudo pago.

A iniciativa foi criada pelo professor em 2019, juntamente com alguns alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP. A ideia era criar um evento que levasse conhecimento sobre o mercado publicitário para os jovens da periferia, além de incentivar a criatividade e a produção de trabalhos publicitários. “Desde a fundação do projeto nós já capacitamos e inserimos no mercado de trabalho centenas de jovens. Estas foram nossas maiores conquistas. Além disso, outras grandes conquistas são o apoio e a parceria de diversas agências de publicidade e empresas, que patrocinam o PerifaLions e participam na transformação de vida destes jovens”, compartilha o professor.

Desde então, o PerifaLions tem se tornado um evento cada vez mais reconhecido no meio publicitário. Com a indicação no Cannes Lions, o projeto ganha ainda mais visibilidade e reconhecimento internacional. Para o Me. Flávio Salcedo, a indicação é um marco importante na história do projeto. “O sentimento é de realização. O reconhecimento da parte do Festival de Cannes é um indicativo dos resultados e da seriedade do projeto. Além disso, também é uma demonstração de que o mercado da comunicação está aberto para receber os profissionais e estudantes das periferias . Estamos muito felizes pelo reconhecimento do maior festival de publicidade do mundo”, afirma

Com a indicação no Cannes Lions, o PerifaLions reforça a importância do trabalho social no mercado publicitário. A iniciativa mostra que é possível unir a produção de trabalhos criativos e inovadores com a responsabilidade social, contribuindo para a formação de jovens profissionais mais conscientes e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Veja mais