Vida no Campus

Quarta portaria e novas vias de acesso ao campus devem ser inauguradas em 2017

Plenária realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana apresenta novas melhorias que devem beneficiar motoristas que transitam pelo IASP/Unasp-Ht e região.

Texto: Redação

 

O novo acesso ao IASP/Unasp-Ht, pela Avenida Santana, foi um dos projetos apresentados durante a plenária da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Hortolândia, que aconteceu na quinta-feira, 11 de maio, na sala de reuniões do campus. O atual secretário de mobilidade urbana, José Eduardo Vasconcelos, também apresentou as propostas da prefeitura para atuar em alguns pontos centrais: melhorar o transporte coletivo urbano; tornar a cidade de Hortolândia referência em segurança viária; transformar o município em uma cidade ciclável, ou seja, em que as pessoas possam se deslocar de bicicleta com segurança e conforto.

Segundo o secretário, o novo acesso à quarta portaria deverá acontecer por uma via paralela a instituição e a Avenida Santana. “O projeto do novo acesso está pronto e atualmente está em vias de licitação junto à Caixa Econômica Federal. Nossa expectativa é que após a licitação, a Secretaria de Obras da prefeitura comece essa melhoria, para que antes do final do ano o projeto esteja concluído”, informou Vasconcelos.

 

Benefícios da portaria 4

Diariamente, passam pelo campus do IASP/Unasp-HT uma média de 8 mil pessoas. Estudantes, pais, professores, funcionários, prestadores de serviços e visitantes, gente que trabalha ou usufrui da estrutura educacional da instituição. Mas, com tamanho fluxo, o trânsito causa engarrafamento nos horários de início e final das aulas da Educação Básica e Ensino Superior.

A nova portaria, que deve solucionar essa dificuldade de acesso, ficará localizada entre a pista de atletismo e o novo prédio do IATec (Instituto Adventista de Tecnologia), ponto estratégico para atender estudantes e funcionários que vem da região do condomínio Golden Park, bairro Jardim Amanda, cidade de Monte Mor e região. A previsão é de que a quarta seja inaugurada no segundo semestre deste ano.

A princípio, a nova portaria deve funcionar apenas nos horários de entrada e saída das aulas, diurnas e noturnas. O movimento demandará novas contratações na equipe de segurança, e a administração do campus conta com o apoio de todos os funcionários, professores e comunidade no que diz respeito a direção consciente. “As mudanças aumentarão o fluxo de carros pelo campus.  O movimento que antes se concentrava na parte da frente do colégio, agora irá se estender até a pista de atletismo. Portanto, a nossa responsabilidade enquanto motorista é maior. Precisamos respeitar os limites de velocidade, dar preferência aos pedestres e assim garantir a segurança de todos”, enfatizou o diretor administrativo, Ivan Almeida.

Prefeitura aceita sugestões

Durante a plenária da Secretaria de Mobilidade Urbana, os funcionários do IASP/Unasp-HT foram ouvidos e suas sugestões em relação ao transporte público e do trânsito do município, foram anotadas. Essa foi a 21ª Plenária realizada pela prefeitura, a última deve acontecer nessa semana, totalizando então um número de 22 reuniões realizadas com o objetivo de ouvir a população. Com a conclusão dessas reuniões haverá uma audiência pública na Câmara Municipal, onde a equipe levará todas as sugestões dadas nas plenárias anteriores.

Veja mais