Acontece no UNASP

Semana Agronômica celebra 10 anos do curso no UNASP

O evento reuniu alunos, professores e profissionais do agro em palestras e atividades voltadas à inovação e ao mercado.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Gabrielle Ramos

O curso de Engenharia Agronômica do UNASP completou uma década de história neste ano. Para comemorar, realizou uma programação especial durante a décima Semana Agronômica, entre os dias 26 a 29 de outubro, no campus Engenheiro Coelho. O evento reuniu alunos, professores, ex-alunos e especialistas do setor a fim de destacar o papel da instituição na formação de profissionais preparados para o mercado e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

O Campo do Conhecimento do UNASP recebeu a abertura do evento. Foto: AICOM

Agro Experience

A programação teve início no domingo (26) com o Agro Experience, uma atividade que reuniu empresas parceiras do curso, palestras técnicas e um circuito tecnológico. O momento contou ainda com a presença do influenciador Lucas Siqueira, especialista na área de cultivo de tomate, que compartilhou suas experiências e tendências do setor. “Os alunos tiveram uma vivência muito rica, com oportunidades de troca e networking que ampliam a formação profissional”, destaca o coordenador do curso, professor Rodrigo França.

Durante a semana, palestras e mesas temáticas abordaram assuntos atuais do campo, como controle biológico, mercado de trabalho, inovação tecnológica e desafios do agro. Uma das novidades deste ano foi a mesa de podcast, a qual abordou o tema “Desafios no Agro”, com a participação de professores do curso e do aluno formando, Filipe Mateus Cândido, que também integrou a equipe organizadora do evento.

Para Filipe, participar da estruturação da semana foi uma experiência enriquecedora. “Poder contribuir na organização foi muito bom, porque como aluno, entendo os desafios e as perspectivas de dentro”, conta.  Ele também explica que esta edição foi pensada para mostrar que o curso está aberto a parcerias e preparado para formar grandes profissionais.

As palestras 

Entre os palestrantes convidados, o ex-aluno do UNASP, Bruno Scentinela Jacinto Paes, doutorando no Instituto Biológico de São Paulo, reforça a importância da formação recebida na instituição. “É muito gratificante voltar e ver a evolução do curso”, compartilha.

Durante a participação na terça-feira, ele apresentou o tema do controle biológico de nematoides parasitos de plantas associado ao controle químico ao demonstrar como a integração de técnicas pode tornar o manejo de pragas mais eficiente e sustentável.

A semana também proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar novas áreas e definir seus caminhos profissionais. O estudante do segundo ano, Igor Bento, conta ter se encantado com o manejo de plantas daninhas, especialmente nas palestras sobre aplicação de herbicidas e mecanismos de ação. “Trouxeram profissionais muito renomados, e isso ampliou meu conhecimento em temas que eu ainda não conhecia bem. Está sendo uma experiência muito boa”, destacou.

As palestras da décima Semana Agronômica foram planejadas de forma integrada, para criar uma linha de aprendizado contínua entre os diferentes dias do evento. Os temas se conectaram, do controle biológico de pragas às inovações em manejo e sustentabilidade. Dessa forma, os alunos tiveram uma visão ampla e articulada das tendências e desafios atuais do setor agronômico.

10 anos de curso

Segundo o professor Rodrigo França, os 10 anos do curso representam um legado de ensino, pesquisa e compromisso com a comunidade agrícola. “É falar de professores engajados, alunos e egressos que levam o nome do UNASP com orgulho”.  Com muita felicidade, ele também ressalta que o curso se tornou uma referência regional, tanto pela estrutura que oferece quanto pela qualidade da formação dos profissionais.

A décima Semana Agronômica encerrou na quarta-feira(28) com uma prova geral do curso a fim de consolidar o aprendizado e celebrar uma década de conquistas. “A agronomia do UNASP completa 10 anos olhando para o futuro, com o mesmo propósito que marcou o início do curso que é formar engenheiros agrônomos éticos, competentes e apaixonados pelo campo”, finaliza o coordenador do curso.

Veja mais