Acontece no UNASP

Semana de Biologia promove minicursos e oficinas

Parceria entre o UNASP e a empresa Galy fomenta as oficinas ministradas pelos alunos do curso para as escolas públicas da região.

Texto: Thaís Fowler

O curso de Ciências Biológicas realizou a 22ª Semana de Biologia do UNASP, campus São Paulo, na última semana, entre os dias 26 a 29 de setembro. O momento teve como objetivo proporcionar aos alunos novas oportunidades de aprendizados, construções e conhecimentos. A semana foi marcada por palestras, minicursos e oficinas para escolas públicas no entorno do UNASP.  

Durante a semana, os alunos participaram de várias palestras que abordavam diversos temas da área biológica. Entre elas, a startup Galy, referência na área de biotecnologia, umas das primeiras no mundo que trabalham com produção de algodão in vitro. Na próxima sexta-feira (7) os alunos que fizeram o minicurso farão uma visita in loco na Galy para conhecer todo o processo de produção do algodão.

Parceria com a startup Galy

Outros temas como, expedição Peru, relações entre natureza, fé e ciência, também foram abordados nos outros dias da semana acadêmica. Para o professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas a semana acadêmica é um oportunidade muito significativa de promover as conexões entre os conteúdos interdisciplinares e a atuação profissional no mercado de trabalho. “A semana do curso potencializa algo muito significativo nos aspectos da formação profissional. É uma oportunidade do aluno ter condições de relacionar os conhecimentos disciplinares à diversos campos de atuação, além de incentivar e engajar a formação científica”, explica.

Colocando em prática

Outro diferencial dessa semana foi a participação dos alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas próximas do UNASP. Os estudantes do curso de Biologia prepararam e organizaram 8 oficinas temáticas relacionadas ao tema de ciências biológicas.

“O que mais me marcou nessas atividades foi a parte prática. Nas oficinas nós pudemos praticar e aprender técnicas de separação de células mononucleadas, contagem celular, montagem de caixa entomológica e suas regras internacionais e análise microbiológica de alimentos, foi muito legal ver a separação das células em camadas”, afirma a aluna do 8º semestre do curso, Gabriela Rodrigues.

Oficinas ministradas pelos alunos do curso de Biologia.

Veja mais