Profissão e Mercado

Semana de Psicologia proporciona conhecimento e integração entre alunos do UNASP

O evento ofereceu diversas atividades práticas que contribuíram com o aprendizado dos estudantes de Psicologia da instituição.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

O curso de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho realizou na última semana uma programação diferenciada para que os seus alunos pudessem colocar em prática e de forma dinâmica os conteúdos ministrados dentro da sala de aula. A semana de Psicologia teve início no dia 25 de setembro a 30 de setembro. Além disso, envolveu professores, alunos e palestras especiais.

Semana de Psicologia contou com palestras e convidados especiais.
Semana de Psicologia contou com palestras e convidados especiais.

A professora do curso, Carolina Silva, mestre em psicologia clínica e parte da organização da Semana, explica que além da absorção de conhecimento, o objetivo do evento é promover a integração dos alunos. “Existiram 8 equipes, cada uma formada por alunos de diferentes turnos e semestres. Nosso propósito também era aportar conhecimento, então tivemos palestras para trazer conhecimento à eles. E além de tudo isso, proporcionar uma integração entre professor e aluno, algo que foi muito bacana”, explicou Carolina.

Os estudantes ainda tiveram chance de se envolver no evento por meio de gincanas, shows de talentos, concurso de fantasias, torta na cara e sorteios. Além disso, alguns participaram da organização do evento, como Elizabeth Nascimento, estudante do curso e preceptora do campus. 

“Foi maravilhoso, já que esse é um evento que a gente espera durante o ano todo. E agora eu estou muito mais feliz porque eu pude participar de tudo, até mesmo da organização. Então é muito legal você chegar aqui e perceber que deu tudo certo. Isso acrescenta demais, já que aqui conseguimos colocar em prática”, esclarece Elizabeth.

Roteiro do evento

Durante a semana várias palestras e rodas de conversa foram apresentadas, que incluíam assuntos como a psicologia dentro das suas diversas áreas de atuação, suicídio, violência doméstica e psicológica, abuso e as inúmeras especializações que podem ser realizadas após a conclusão do curso. Além de tudo, os que participaram desses seis dias de puro aprendizado, ainda puderam ter os seus horizontes ampliados, por meio da percepção de várias oportunidades para o futuro.

A aluna do quarto semestre de Psicologia, Gabrielle Gonçalves, conta como foi importante ter uma direção que a apoie e a ensine. “Foi uma experiência maravilhosa. Acredito que conforme foi passando a semana, aprendi muito a trabalhar em equipe, a escutar além de mim e a executar um bom trabalho”, compartilha Gabrielle.

Corpo docente que fez parte da organização do evento.

Psicologia na prática e propostas para o futuro

De acordo com a professora Carolina, um dos destaques da semana foi a prática da teoria. “Eles precisaram fazer campanhas do setembro amarelo, músicas com conteúdos aprendidos em sala de aula, além de outras dinâmicas para integrar eles. E isso é muito bacana porque eles puderam tirar dúvidas de como é a atuação do psicólogo na área hospitalar, forense, entre outras. Então dessa forma eles conseguiram se aproximar da prática profissional”, relatou Carolina. 

Já para Rebeca Moledo, estudante do sexto semestre, a semana pôde contribuir com um dos seus sonhos. “Escolhi essa área por ter grande interesse em aprender mais sobre a mente humana e ouvir as pessoas, mas principalmente ajudar ativamente quem mais precisa. Meu objetivo é algo mais comunitário, a fim de auxiliar aqueles indivíduos que não têm acesso a profissionais de saúde mental. Acho que posso me tornar essa profissional que tanto sonho aqui”, finaliza a estudante.

Jogos de Psicologia foram um dos destaques da semana.

Veja mais