Notas Formatura

Sonhos são realizados nas formaturas do UNASP campus São Paulo

Cerimônia reuniu mais de 40 graduandos de sete cursos diferentes que realizaram seus sonhos nesta tarde.

Texto: Stephanie Passos

Emoção, lembranças, sonhos e gratidão permearam a formatura dos graduandos de sete cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus São Paulo, em celebração realizada na tarde deste domingo, 12 de dezembro.

Sonhos são realizados na formatura do UNASP.

Organizada no Cenape, complexo esportivo do campus, a cerimônia reuniu familiares e convidados dos formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Engenharia da Computação, além dos de Matemática e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O paraninfo da turma de Administração, o professor Wanderley Carneiro, ressaltou em seu discurso o papel do administrador, que não salva vidas como um médico ou um bombeiro durante um incêndio, mas pode salvar uma organização social, uma grande ou pequena empresa e, por consequência, salvar o salário e a vida de muitas pessoas.

Determinação, vitória e sonhos realizados

Para o formando do curso de Administração, Matheus Oliveira, a experiência do curso no UNASP foi diferente de todas as que teve no período de estudos e valeu cada momento. “Quando a gente se forma é uma luta que vencemos, ainda mais para quem trabalha e estuda. É um desafio muito grande, mas também é uma realização. Essa é a palavra que define o meu sentimento agora”, afirma.

Para a sua mãe, Marta da Silva, é um momento de muita emoção, pois acompanhou todas as dificuldades do filho ao longo dos quatro anos de estudo. “Ele começou o curso em outra instituição, mas todo semestre mudava de sala para guardar o sábado, até o momento que não deu mais. Para o Matheus se formar hoje, teve dias que ele fazia 13 matérias, então foi muita luta, mas é muito prazeroso ver que ser fiel a Deus nos dá a vitória”, celebra.

O orador da turma de Bacharelado em Administração, Guilher Bugica Souza, destacou a determinação como força motriz dos graduandos que se formaram esta tarde. “Nós analisamos, gerenciamos e solucionamos nossos problemas, mas acima de tudo, nós não desistimos”, ressalta. 

“Devagar e sempre” foi o mote do discurso da oradora da turma dos cursos de Bacharelado em Ciências da Computação e Engenharia da Computação, Soha Ahmad, que pontuou os desafios que tiveram no período e a importância da dedicação e do esforço para receber o diploma. “Somos diferentes, mas temos algo em comum esta tarde, nos tornamos pessoas maduras, responsáveis, de respeito e com um valor muito maior que o valor material”, pontua.

Desafios que transformam sonhos em realidade

Adaptação foi algo que deu o tom dos anos de estudo para os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formados neste domingo. Com poucos meses de aula, precisaram se adequar aos novos formatos digitais de ensino para concluir os estudos após o início da pandemia. 

Esses foram alguns dos temas do discurso do professor paraninfo da turma, André Marcos da Silva, que também destacou o crescimento da área e motivou os alunos a não pararem por aqui. “Tivemos que aprender e entender com tudo isso, as oportunidades antes regionais agora estão espalhadas no país e no mundo. Por isso, o meu conselho é que aproveitem o máximo possível a formação técnica que adquiriram e que façam valer”, conclui. 

Natural do Pará, o graduando José Erivaldo Menezes, deixou sua cidade natal apenas para estudar no UNASP. O paraense aproveitou o período de dois anos e meio da graduação para se especializar com cursos extracurriculares disponíveis pela instituição, entre eles os de linguagens de programação como Python e Javascript. 

Atualmente, Menezes segue estudando modelagem em 3D para jogos e filmes. “Este é um momento de muita emoção. Eu quero chorar, pois já passei por muitos desafios e para mim esta é a realização de um sonho”, comemora.

Veja mais