Notas Formatura

Superação de desafios marca falas em formaturas do UNASP campus São Paulo

Celebração certifica trajetória de 50 formandos dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Psicologia da instituição.

Texto: Stephanie Passos

A cerimônia de colação de grau tão aguardada por 50 formandos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Psicologia foi celebrada no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) na tarde deste domingo, 12. O evento reuniu familiares e convidados para a colação de grau para comemorar a superação dos desafios.

“A formatura da resiliência”, desta forma que o doutor Afonso Ligório Cardoso, vice-reitor para a Educação Superior e diretor do campus São Paulo, se referiu ao programa realizado no Centro de Atividades Físicas e Práticas Esportivas, o Cenape, da instituição, ao parabenizar os formandos pela conquista. 

Em seu discurso como orador da turma de licenciatura em Pedagogia, Nivaldo Lima da Silva Filho, relembrou um dos principais aprendizados que recebeu dos mestres ao longo da graduação: “Pedagogia é por amor? Não, Pedagogia é vocação”, que destacou como o chamado do educador. 

O graduando também fez menção honrosa ao professor Davi Mesquita, que faleceu em 2020, após lutar contra o câncer. “A ausência física nos deixa tristes, mas a esperança de nos reencontrarmos nos trouxe forças nesta jornada”, ressalta.  

Educação é superação

A pernambucana Silvana Santos sabe muito bem o que são obstáculos e, principalmente, a superação de desafios. Na infância, no interior de Pernambuco, cursou apenas até o 4º ano do ensino fundamental e concluiu os estudos somente aos 27 anos. Esposa do pastor Francisco Santos, em 2018 abraçou a oportunidade de cursar a primeira graduação por meio de um  projeto educacional realizado através de uma parceria entre o UNASP campus São Paulo e a instituição de ensino em que trabalhava.

“Eu digo que a minha história é de superação pois não tive base, então foi tudo com muito esforço e muito choro. Deus me deu a oportunidade e mesmo aparentemente não estando pronta eu a abracei, pois acredito que a pedagogia me escolheu”, declara. Sem parar de estudar daqui para frente, Silvana planeja emendar os estudos com a pós-graduação em Psicopedagogia já no próximo ano.

Famílias celebraram a superação de desafios dos formandos.
Os familiares acompanharam as formaturas e celebraram a conquista do diploma.

Saúde para o Corpo 

Cuidado, tato, responsabilidade e comprometimento com o mais elevado nível da Educação Física são apenas algumas das qualidades exigidas para os atuantes na área, que nesta 19ª turma do curso da instituição, formou 8 novos profissionais.

Com o corpo docente comprometido com a excelência dos profissionais que são capacitados, o curso de Educação Física do UNASP foi o primeiro da instituição a alcançar a nota máxima de avaliação do Ministério da Educação, o MEC.

Wanderson Carlos Ezequiel, orador da turma formanda de 2021, relembrou professores e colegas que partiram e agradeceu aos familiares e amigos pelo auxílio em todo o período. “Estamos concluindo mais um ciclo em nossas vidas e com certeza é mais uma das inúmeras vitórias que estão por vir. O tempo e as distâncias nos separaram, mas as memórias permanecerão”, conclui. 

Cuidados da mente

Os cuidados com a saúde mental têm se tornado cada vez mais necessários. Seja no âmbito familiar, pessoal ou profissional, e dispor de profissionais capacitados para o atendimento se tornou primordial.

Essa necessidade foi o que a oradora da turma de Bacharelado em Psicologia, Raquel de Oliveira, ressaltou para os colegas formandos ao finalizar seu discurso: “A pandemia nos deu algo, mais visibilidade, o que você vai fazer com isso? Tem pessoas esperando pelo nosso cuidado, e sei que com isso vem o medo da vida lá fora, mas lembre-se que você chegou até aqui”, afirma.

Com atividades práticas e voltadas para as comunidades, graduandos têm dado suporte e acolhimento aos professores da Rede Adventista de Educação e às demandas psicossociais da comunidade do entorno do Centro Universitário, localizado na Zona Sul da capital paulista. 

Em sua mensagem final aos formandos de Psicologia, o paraninfo do curso de 2021, o professor e mestre Glauber Mendonça, relembrou a jornada realizada pelos graduandos ao longo dos anos e pontuou a importância dos acertos e erros no período. “A partir de agora vocês deixam de ser meus alunos e passam a ser meus colegas de trabalho, como psicólogos”, finaliza.

Veja mais