Profissão e Mercado

UNASP apresenta ambiente "Jardim do Éden” na Expoflora

Adotando a temática "Origens", o curso de Arquitetura do UNASP cria o ambiente integrando sustentabilidade e paisagismo.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP apresentou um estande na Mostra da 39ª edição da Expoflora de Holambra. Com a proposta de relembrar o jardim original, o ambiente traz a temática do “Jardim do Éden”. Plantas, flores, murais e peixes remontam às origens, que é a proposta da Mostra deste ano.

Estande trouxe os dias da criação em referência ao Jardim do Éden. Foto: Paula Orling

Após três anos desde a última Expoflora, e duas edições canceladas por conta da pandemia, o evento teve início no dia dois de setembro e acontecerá até o dia 25 deste mês, durante sextas-feiras, sábados e domingos, além dos dias sete e oito de setembro.

A arquiteta e organizadora da Mostra, Karina Taccola, explica a proposta do tema “Origens”, da Mostra de 2022. “A gente quis trazer pra todos os profissionais esse tema por causa desses dois anos de todo mundo recluso, de todo mundo nas suas casas. A gente quis trazer esse lugar do íntimo, da origem de cada um de nós”, compartilha.

Buscando seguir esta proposta, o UNASP buscou inspiração para remontar as origens do mundo, de acordo com a cosmovisão cristã. Painéis, lago com peixes, flores, plantas diversas e uma oliveira centenária compõem o ambiente edênico do primeiro ambiente da Mostra dessa edição da Expoflora.

Neste sentido, a arquiteta e professora do curso de Arquitetura, Jussara Bauermann conta sobre a proposta sustentável do estande do UNASP. “A proposta do jardim do Éden está intimamente ligada à sustentabilidade, visto que lá no jardim do Éden todas as plantas e animais estavam em harmonia. Não havia esse conflito entre uma planta e outra, estavam em sintonia”, completa.

Prática estudantil

Painéis retrataram dias da criação. Foto: Paula Orling

Aplicar conceitos teóricos é importante no processo de aprendizagem e o UNASP procurou integrar alunos e professores na construção do primeiro ambiente da Mostra. “Para a gente, que faz Arquitetura, poder participar da montagem dos estandes, aplicar conceitos de sustentabilidade, de paisagismo, é muito importante para colocar em prática o que a gente estuda na faculdade”, descreve o aluno de Arquitetura, Paulo Victor Mendes.

A professora ainda explica que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática profissional, integrando conceitos que se estudam no UNASP. No estande, “a gente trabalhou a sustentabilidade com o paisagismo”, descreve sobre os principais tópicos aplicados no ambiente da Mostra.

Integração com a comunidade

Além de contribuir para o desenvolvimento estudantil, a proposta do projeto também envolve apresentar à comunidade da região de Holambra o UNASP, campus Engenheiro Coelho. O gerente comercial da instituição, Victor Ibrahim, expõe os objetivos da participação do colégio na Expoflora: “o UNASP entendeu que seria uma oportunidade de apresentar a instituição, mas também apresentar os princípios que acreditamos. O UNASP espera que os visitantes desta feira tenham uma experiência no nosso estande e sejam levados ao princípio do nosso jardim.”

Visitantes podem conhecer o espaço até dia 25 de setembro. Foto: Paula Orling

Veja mais