Acontece no UNASP

UNASP campus Engenheiro Coelho integra alunos nos jogos de novatos e veteranos

O evento une os alunos por meio da competição e incentiva o desenvolvimento das amizades.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho promove todo ano o evento que integra alunos novatos e veteranos em jogos esportivos. A abertura do evento aconteceu neste sábado à noite (9) e dividiu alunos por cores – roupas pretas para veteranos e brancas para novatos. Os jogos de basquete, futsal, vôlei e futebol, por sua vez, foram nas noites de sábado e domingo. 

A programação contou com a presença do reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn; o diretor de desenvolvimento estudantil, professor Donato Silva; o diretor espiritual do campus Engenheiro Coelho, pastor Danny Bravo; o pastor dos alunos residentes, Gustavo Kinderman; e o coordenador da Atlética UNASP Roosters, Dinho Albuquerque. 

Para a abertura do programa, o atleta Gustavo Hakin foi convidado para fazer uma apresentação, que surpreendeu os alunos com suas habilidades no basquete. Ele já foi alunos do UNASP campus São Paulo. Além disso, ele foi um elemento surpresa no primeiro jogo. No segundo quarto do jogo, Gustavo jogou com os novatos e os ajudou a melhorar o placar. No terceiro quarto, no entanto, a vantagem surpresa passou para os veteranos, que venceram o jogo sem dificuldade. 

Importância do evento

O maior objetivo do evento é integrar todos os alunos veteranos e os ingressantes por meio dos jogos e, principalmente, da amizade. O professor Donato Silva explica: “a nossa intenção sempre é para aqueles que já estão no UNASP recebam aqueles que chegaram com um acolhimento, com toda aquela atenção que um novato precisa.”

O pastor Danny Bravo destaca a necessidade de construir relacionamentos neste primeiro momento da experiência de UNASP.  “Eu acho que um evento como esse acaba marcando porque o aluno ingressante entende a energia do pensionato, o veterano tem seu momento de glória”, defende.

Participação dos alunos

Gustavo Merkler estudou Administração no UNASP e ganhou o jogo de basquete dos Novatos x Veteranos. Ele destaca como a vitória dos veteranos ajuda a incentivar os alunos ingressantes a praticarem esportes e buscarem o desenvolvimento pessoal. “Eu acho que é sempre importante os veteranos ganharem, para manter uma tradição de anos e anos ganhando no basquete e nos outros esportes também”, opina. 

A programação também envolveu os alunos ingressantes. Mesmo com as derrotas nos jogos, comemoram a participação no evento e participam do corpo de alunos do UNASP. Mikaelli Dalaqua Cieba é caloura do curso de Tradutor e Intérprete e se envolve na torcida das duas noites de jogos.

“É um evento ótimo para quem quer se aproximar de pessoas que estão passando pela mesma fase de início de faculdade, em que tudo é novo”, comemora. Ela ainda destaca que ficou feliz por ter responsáveis por tirar fotos profissionais do evento e, assim, ter um bom registro do seu primeiro Novatos x Veteranos.

Veja mais