UNASP campus Engenheiro Coelho realiza evento de capacitação docente
Encontro reuniu professores para planejamento e alinhamento das atividades acadêmicas do primeiro semestre.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu a semana do Planejamento Docente do primeiro semestre, entre os dias 26 e 29 de janeiro, marcando o início oficial das atividades acadêmicas do novo ano. O evento, que aconteceu ao longo de quatro dias, reuniu docentes, coordenadores e a equipe da Pró-Reitoria de Graduação para alinhar diretrizes, apresentar inovações e fortalecer o compromisso institucional com a excelência educacional.

Planejamento estratégico para o semestre
Para o doutor Edilei Lames, pró-reitor de graduação, o principal objetivo do encontro é a formação continuada. “Queremos que os professores tenham conhecimentos necessários para começar o semestre com todo o conhecimento que precisam para preparar os planos de aulas e começar o semestre bem”, explica.
Segundo o doutor Carlos Ferri, diretor geral do UNASP campus Engenheiro Coelho, o evento é fundamental após o período de férias e recesso. “As diretrizes gerais apresentadas no encontro servem como subsídios para que os coordenadores possam realizar seus colegiados e garantir que o retorno às aulas aconteça de forma organizada e planejada”, valoriza.
A capacitação também tem reflexos diretos na avaliação dos cursos. “De maneira indireta, ela ajuda na avaliação dos cursos. As diretrizes apresentadas aqui serão o pivô lá na avaliação do curso, então o coordenador que está aqui recebe as informações e vai trabalhar durante o semestre no curso, e isso vai refletir na avaliação”, afirma o doutor Ferri.
Programação abrangente
A programação foi dividida em duas sessões de aprendizado, a primeira seção no dia 26 e a segunda sessão entre os dias 27 e 29 de Janeiro.
O primeiro dia começou com a integração de novos docentes e a apresentação da equipe da Pró-Reitoria e dos coordenadores de campus.
Foram discutidos temas como inovações do campus, diretrizes da graduação, avaliação do MEC, plano de ensino focado em competências e perfil do egresso, além da apresentação do calendário acadêmico 2026 e da Prova Interdisciplinar.

Na segunda sessão, a programação incluiu reflexões sobre integração entre fé e ensino, desenvolvimento de aulas e avaliações por inteligência artificial, educação inclusiva, extensão universitária e orientações sobre feedback da Avaliação Docente.
Um dos assuntos discutidos foi a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Segundo o presidente da CPA, doutor Ledimar Brianezi, a palestra foi para mostrar aos professores a importância deles acompanharem a avaliação institucional, em específico a avaliação que os alunos realizam de cada professor. “Todo semestre o professor é avaliado pelos alunos e é muito importante que ele acompanhe, ver os pontos fortes e porventura pontos que precisem ser melhorados”, ressalta.
O doutor Ledimar explica que é muito importante para a instituição falar diretamente com os docentes. “Este momento é um tempo de qualidade para explicar detalhadamente o relatório, como acessar a partir do momento que eles tem esse relatório em mãos”, finaliza.
Visão dos coordenadores
Para Ivelise Fonseca, coordenadora do curso de Direito, o evento representa muito mais que uma simples capacitação. “Esse evento apresenta para mim um retrato da instituição, ratifica a importância dos valores, da unidade de propósito e também nos dá o pano de fundo de atuação acadêmica”, comenta.
A coordenadora ressaltou ainda a importância da capacitação para a prática docente. “Eu levo mais conhecimento, me sinto mais segura na minha atuação acadêmica, porque recebo informações claras, transparentes”, destaca. Para Ivelise, a capacitação é essencial para manter a excelência e a alta performance de atuação, além de elevar o senso de pertencimento dos professores.
Próximos passos

Além das capacitações gerais, cada curso realizará seus próprios colegiados e núcleos docentes para discutir a aplicação específica dos conteúdos em suas realidades particulares.
Sobre o compromisso do UNASP com a formação dos professores, tanto o doutor Ferri quanto o doutor Edilei explicaram que a instituição mantém um departamento específico que cuida da formação e capacitação de professores, com verba destinada para que possam se capacitar. “Temos financiamento para formação em nível mestrado e doutorado de professores, pós-graduação também e participação em eventos”, revelou o diretor geral.
Ao longo da semana, o campus também organizou um treinamento para os preceptores, responsáveis pelo cuidado com os alunos residentes, reforçando novamente o compromisso do UNASP campus Engenheiro Coelho com a excelência acadêmica, a formação integral e a educação de qualidade.