Notas Formatura

UNASP campus Hortolândia celebra a primeira formatura de Psicologia

Corpo docente, alunos e familiares se emocionam com homenagens realizadas durante a conclusão do curso.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia celebrou com muita emoção a primeira formatura de Psicologia da instituição nesta noite (17). O evento foi realizado no auditório Arlete Afonso e se tornou um espaço de união entre amigos e familiares para celebrar o início de uma nova trajetória acadêmica para os alunos.

A coordenadora do curso Joene Vieira começou a dar aulas no UNASP campus Hortolândia em 2019, juntamente com a primeira turma de Psicologia. Porém, em 2022, foi convidada pela instituição para assumir a coordenação do curso e depois de tanto refletir, aceitou o desafio. Ela conta que ao longo dessa jornada, muitos sentimentos a envolviam, como a preocupação em fazer um bom trabalho e alegria por ver o crescimento dos alunos. “Hoje o meu coração transborda em gratidão pelo privilégio de participar desse momento tão significativo para o curso e para a primeira turma”, celebra.

Segundo ela, além de ser um rito de passagem de uma etapa de vida para outra, a formatura é a realização de uma conquista obtida com grandes esforços e sacrifícios. “É uma apresentação para o mundo de um novo espaço que o formando passa a ocupar: sua nova profissão”, afirma.

A capacidade ao lado da dedicação

Formandos se emocionam com homenagens realizadas. Foto: Carina Marques

Thaís Girotto, de 22 anos, é uma das alunas formandas da primeira turma de Psicologia e comenta que, dentro do curso, teve inúmeras oportunidades de conhecimento, onde pôde visitar e experimentar algumas das áreas de atuação da profissão. Além disso, dentro da faculdade, teve a oportunidade de atender diversos públicos, como grupos terapêuticos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Segundo ela, cada atendimento já feito foi especial em sua trajetória, mas um dos que foram realizados no oitavo semestre a marcou para sempre. A série de atendimentos tinham foco em orientação parental, onde precisou atender uma senhora, mãe de duas mulheres adultas. “Eu fiquei apreensiva em orientá-la sem ser mãe, então me dediquei ainda mais para me capacitar”, explica.

Ao final dos encontros, a senhora lhe deu um presente que continha uma carta que a formanda guarda até hoje, dizendo que ela tinha a ajudado a pensar de formas diferentes e que estaria torcendo por ela, além de dizer que acreditava em seu potencial. Para Thaís, esse acontecimento mostrou que ser capaz anda de mãos dadas com a dedicação.

A aluna, que entrou tão nova na graduação e hoje trabalha no Conselho Regional de Psicologia, jamais imaginou o tamanho da bagagem e conhecimento que teria ao concluir o curso. “A formatura é muito importante, pois representa o término de um período marcante positivamente e o início da história profissional que tanto almejei”, celebra.

A caminho do futuro

A programação contou com 32 formandos e 5 alunos em colação simbólica, totalizando 37. Foto: Carina Marques

No cenário atual, em um mundo acelerado, cheio de desigualdade, violência e problemas econômicos, é fundamental existir uma profissão que auxilie o ser humano a encontrar equilíbrio em meio a esse caos. Essa profissão é a Psicologia. De acordo com a coordenadora, é possível observar um amadurecimento tanto a nível profissional quanto pessoal nos alunos formandos. 

“Uma visão mais crítica da realidade, uma preocupação maior com uma atuação baseada em evidências científicas, maior comprometimento com valores éticos e uma atuação profissional de excelência são apenas algumas das novas habilidades”, enumera. Para finalizar, Joene pede para que continuem sendo profissionais de qualidade, éticos e comprometidos com a verdade.

Para o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os alunos se recordarão para sempre desta noite tão especial, que marca o início de suas vidas profissionais. “Um dia, Jesus irá nos chamar para voar de volta para casa, um lugar que não conhecemos, mas imaginamos e sonhamos. Iremos para a casa que Ele está preparando com tanto carinho”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais