Acontece no UNASP

UNASP campus São Paulo realiza V Semana Jurídica

Desafios da justiça na atualidade, tutela e eficácia foram um dos temas abordados na semana do curso de Direito.

Texto: Thaís Fowler

Entre os dias 22 a 25 de maio os alunos do curso de Direito do UNASP, campus São Paulo, participaram da V Semana Jurídica. Com o tema “Direito do Trabalho e Tecnologia” as palestras tiveram convidados importantes para agregar mais aprendizado na trajetória acadêmica dos alunos.

A escolha do tema “Direito do Trabalho e Tecnologia” reflete a importância de se compreender as mudanças e desafios enfrentados pelo mundo do trabalho no contexto da crescente digitalização e automação. A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais significativo nas relações trabalhistas, e é essencial que os futuros profissionais do Direito estejam preparados para lidar com essa realidade em constante evolução.

Durante a V Semana Jurídica, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir palestras de convidados importantes, que trouxeram suas experiências e conhecimentos sobre o tema em destaque. Dr. Fausto Martin de Sanctis, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª região, Dr. Fábio Branda, juiz do trabalho da 1ª Vara da Capital, Dr. Prof. Marcio Pugliesi, livre docente em Direito pela USP e Dr. Pedro José Filipe, ministro e secretário de estado para o trabalho e segurança social de Angola.

“Nós iniciamos a semana com a temática do desenvolvimento na tecnologia e as relações de trabalho, e finalizamos com o direito comparado, analisando o direito do trabalho em outros países. Abordar esses temas é de suma importância o aluno ter conhecimento do direito internacional público e do direito comparado”, ressalta professor Walter Rubini, coordenador do curso de Direito.

A realização da V Semana Jurídica evidencia o compromisso da instituição em proporcionar uma formação sólida e atualizada aos seus alunos. O evento serviu como um espaço para a disseminação do conhecimento, a troca de experiências e a ampliação da visão dos futuros profissionais sobre o papel do Direito do Trabalho diante dos avanços tecnológicos.

Destaque na Semana Jurídica

A aluna do 9º semestre, Vanda Kavamoto recebeu homenagens dos professores e colegas do curso na penúltima noite da semana. O momento foi de muita emoção e celebração. Vanda faz parte da primeira turma que irá se formar no curso e foi a primeira aluna a ser aprovada no 37º exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A postura dos profissionais do UNASP me encanta, emociona e incentiva. Sou grata a Deus pela conquista, pois sem Ele jamais conseguiria realizar esse sonho. Posso resumir esse momento em duas palavras: estudo e oração”, afirma Vanda. O curso de Direito do UNASP, campus São Paulo, teve início em 2019 e neste ano terá sua primeira formatura.

Veja mais