Notas Formatura

UNASP celebra a formatura do curso de Publicidade e Propaganda

A cerimônia marcou o começo de uma nova etapa para os alunos que entram no mercado de trabalho.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia promoveu a colação de grau dos 12 alunos formandos de Publicidade e Propaganda na noite de hoje (16). A celebração foi realizada juntamente com os cursos de Educação Física e Pedagogia, no auditório Arlete Afonso. Em meio à lágrimas e sorrisos, os estudantes comemoraram com a presença de amigos e familiares um dos momentos mais marcantes de suas trajetórias profissionais.

Formatura de Publicidade e Propaganda.
Formandos se emocionam com o futuro. Foto: AICOM

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Helder de Melo acredita que a colação de grau seja crucial para representar a finalização de uma etapa. “É a passagem de um ciclo e traz consigo lembranças de um período de estudos e desafios, além de simbolizar a vitória diante dessas dificuldades”, comemora.

Um sonho realizado

O paulista de 22 anos Vitor Emanuel é um dos formandos de Publicidade e Propaganda e conta que os quatro anos vivenciados na faculdade foram desafiadores. Durante esse período, tiveram que enfrentar uma pandemia que fez com que o mundo parasse. Mas além dos problemas externos, o aluno precisou confrontar problemas pessoais que, para ele, foram ainda mais difíceis.

“Me deparei com a perda de dois entes queridos, decepções pessoais e problemas emocionais. Por vezes acreditei que desistir, mesmo que por um tempo, era a melhor alternativa, mas graças a Deus e ao suporte da minha família, obtive forças para continuar e realizar meu sonho”, lembra.

Para ele, a formatura é uma grande conquista profissional e pessoal porque, apesar dos desafios, foram anos de aprendizados que agregaram em seu amadurecimento. “Através das vivências e experiências dentro do campus, pudemos conhecer diversas histórias e pessoas que nos fizeram crescer como seres humanos. Agora, estamos preparados para os desafios que virão pela frente”, comemora.

A despedida de uma longa jornada

Nascido em Jacutinga, Minas Gerais, Gabriel Mosconi, de 21 anos, se mudou para São Paulo para cursar Publicidade e Propaganda no UNASP campus Hortolândia. No segundo semestre da graduação, teve a oportunidade de estagiar em uma das maiores agências publicitárias de Campinas e, após um ano, foi efetivado como assistente e analista. Para ele, essa conquista só foi possível devido ao seu esforço pessoal e aos profissionais que o formaram.

“A formatura é a conclusão de um dos períodos mais marcantes da minha vida. É a despedida de uma jornada de quatro anos. Para minha vida profissional, representa a validação e o preparo ideal para crescer cada dia mais”, celebra.

Há uma nova fase a ser desvendada

Segundo o coordenador do curso, no início da graduação, os alunos estão apreensivos e, normalmente, possuem vários vícios do Ensino Médio. Porém, quando estão na reta final, é fácil ver mudanças de comportamento. “A evolução dos alunos é muito clara, ela se dá na própria maturidade com que eles se impõem perante as coisas que apresentam, suas conversas, seu posicionamento e postura nas relações profissionais”, complementa.

Para ele, a publicidade é fundamental para o bom funcionamento de um negócio, já que não há nada que funcione sem uma comunicação e estratégia mercadológica de qualidade. Por isso, ele deixa um último conselho aos futuros profissionais: “Nunca deixe de aprender, procurar conhecimento e de acreditar em suas possibilidades e condições de vencer obstáculos. Sempre se esforce para progredir e crescer, pois em cada etapa há um novo amanhecer e um novo tempo para ser desvendado.”

Para o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os alunos se recordarão para sempre desta noite tão especial, que marca o início de suas vidas profissionais. “Um dia, Jesus irá nos chamar para voar de volta para casa, um lugar que não conhecemos, mas imaginamos e sonhamos. Iremos para a casa que Ele está preparando com tanto carinho”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais