UNASP celebra ciclo de formaturas do Ensino Superior com mais de 900 concluintes
Ao longo do fim de semana, 15 cerimônias reuniram milhares de pais, familiares e amigos dos formandos nos três campi da instituição.
Texto: Victor Bernardo
O UNASP finalizou, neste domingo (14), o ciclo de formaturas do Ensino Superior. Ao longo do fim de semana, 945 alunos concluíram seus cursos de graduação, distribuídos em 15 cerimônias realizadas nos campi de Engenheiro Coelho, São Paulo e Hortolândia, além do EAD. Na Educação Básica, mais de 1.700 alunos também concluem diferentes etapas.

O reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, celebrou a formação de quase mil novos profissionais e destacou a alegria de acompanhar essa trajetória. Segundo ele, a instituição oferece uma formação pautada pelo propósito e pela excelência.
“Obrigado por investir em educação. Obrigado por confiar seu filho, seu familiar ao UNASP. Nós fizemos o nosso melhor”, declarou o reitor em mensagem aos presentes na primeira cerimônia do fim de semana, na noite de sábado (13).
Números das formaturas no UNASP
No campus Engenheiro Coelho, 452 alunos receberam seus diplomas, incluindo os 41 concluintes do Seminário Adventista Latinoamericano de Teologia (SALT). No campus São Paulo, 285 alunos participaram das cerimônias, acompanhados por 166 alunos no campus Hortolândia.
Além disso, 42 estudantes de todas as partes do país colaram grau na cerimônia presencial dedicada aos cursos da Educação Adventista a Distância.

O diretor do campus Hortolândia, Prudêncio Júnior, diz que as formaturas são uma maneira de validar publicamente uma parceria de sucesso. Segundo ele, cada estudante que conclui um ciclo educacional na instituição, carrega consigo a marca de uma educação cristã que forma, informa e transforma.
Missão e confessionalidade
Um dos destaques do fim de semana foi a valorização da confessionalidade. Os três campi do UNASP abriram as celebrações com Cultos de Gratidão, oportunizando aos alunos um momento de reflexão e agradecimento pelo fim do ciclo.
Segundo o diretor geral do campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, a instituição segue essa tradição anual, pois “é preciso agradecer a Deus pela trajetória de cada aluno, de cada família que aqui veio buscar a sua graduação, a sua formação profissional. Portanto, nós não abrimos mão de termos um culto de gratidão e ofertar não só aos alunos, mas às famílias e também a Deus esse momento tão significativo”.
No campus Hortolândia, o pastor Henrique Zanin, responsável pela reflexão espiritual da noite, fez um apelo para que os formandos reconheçam que o Deus que esteve até aqui vai continuar com eles no caminho adiante.
O reitor acompanhou o culto do campus São Paulo. Para ele, este momento de gratidão é um dos mais necessários. “Consideramos este o nosso maior evento. Nada deve superar a noite de ação de graças, as cerimônias de colação de grau. A melhor roupa, o melhor auditório, neste caso, o nosso templo sagrado onde fazemos nossos cultos, é também o lugar que voltamos ao final da jornada para agradecer a Deus”, reflete.
A formanda em Direito no campus Hortolândia Alanna Campanhola valoriza o momento de gratidão como um dos mais importantes da formatura. “Acredito que o grande diferencial do UNASP reside, principalmente, em seu caráter confessional, que promove uma formação integral, aliando excelência acadêmica a valores éticos e humanos”, frisa.
Ano de conquistas
As formaturas marcam o encerramento do ano no UNASP, celebrando um 2025 de muitas conquistas. No sábado à noite, a formatura dos cursos de Comunicação no campus Engenheiro Coelho relembrou, por exemplo, o marco de 25 anos das graduações no UNASP.
Já no domingo, na solenidade dos cursos de Engenharia, o campus Engenheiro Coelho também comemorou os 10 anos de Produção e Agronômica, além de relembrar que o bacharelado em Engenharia Civil recebeu a segunda maior nota do estado de São Paulo na última avaliação do Ministério da Educação.
O coordenador de Civil e Produção, doutor Lucas Barboza, explica que essas conquistas mostram um nível de excelência que reflete o trabalho de muitos anos de professores comprometidos. “Eles [os formandos] levam consigo a história de uma engenharia que cresceu, evoluiu e se consolidou, e agora têm a responsabilidade e o privilégio de ampliar esse legado no mercado”, enfatiza.

O reitor do UNASP também celebrou o conceito da instituição no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador anual do Ministério da Educação, que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil, usando notas de 1 a 5 baseadas no desempenho dos alunos no ENADE.
O UNASP obteve o conceito 3,19, que equivale à nota quatro, resultado que posiciona a instituição em um lugar de destaque em relação a outros centros de ensino confessionais.
“A nossa instituição, nesses últimos 10 anos, melhorou muito suas avaliações. Isso é o resultado do trabalho dos professores, do trabalho de todos, e a gente compartilha com muita alegria.”, finaliza o doutor Martin.
Colégio UNASP
Além das formaturas da graduação, o fim de semana também deu continuidade às cerimônias de colação de grau do nono ano e do Ensino Médio. As cerimônias do Colégio UNASP continuam até quarta-feira, com mais de 1.700 alunos celebrando o encerramento do ciclo.
O diretor da unidade de Hortolândia do Colégio UNASP, Eduardo Neto, reforça que a formatura é um momento de orgulho compartilhado entre estudantes, famílias e escola. Ele lembra que, embora o Ensino Médio termine, o processo de aprendizado continua, e o UNASP segue aberto para acolher os formandos que desejam dar continuidade aos estudos na instituição.