Notas Formatura

UNASP celebra formatura de novos educadores físicos

Formandos comemoraram o encerramento de uma jornada de estudo, prática e dedicação ao movimento e à saúde.

Texto: Nátaly Nunes | Edição: Camylla Silva

A turma, conhecida pela energia e pelo espírito esportivo, celebrou nesta noite (14) sua formatura em Educação Física no UNASP, campus São Paulo. Um a um, cada aluno foi recebido pelo professor-paraninfo, doutor Victor Alexandre Ferreira Tarini. Durante os discursos, eles lembraram da responsabilidade dos futuros profissionais em incentivar hábitos saudáveis e transformar ambientes por meio do movimento.

A comemoração de uma conquista

Os alunos formandos, Sarah Garcia Araújo e Maurilio Anastácio da Silva, escolhidos para serem oradores da turma, dedicaram suas primeiras palavras em agradecimento a Deus por dar forças e permitir que esse momento chegasse. “E, olhando para nossa trajetória, entendemos que chegamos até aqui porque tentamos todos os dias. Mesmo cansados, inseguros ou sobrecarregados. Tentamos, insistimos, crescemos”, relembra os oradores.

Também falaram de momentos vividos juntos da turma, das semelhanças e das diferenças. “Essa diversidade nos lembra que nunca existe ‘tempo errado’ para realizar um sonho. Por isso, não carregamos apenas um título, mas todos vocês que nos permitiram sonhar. A Educação Física nos ensinou que ninguém evolui sem tentativa, sem persistência e sem movimento”. 

Conclusão de mais uma turma de Educação Física.

Neste ano, em que o curso de Educação Física comemora 25 anos de existência, o UNASP também promoveu uma premiação para os alunos Maurílio Anastácio da Silva, Felipe Secundo Mendes, Ricardo Andrade Matos, que foram destaque do ENADE, Exame Nacional de desempenho do Estudante, promovido pelo MEC.

Sempre em movimento

Entre memórias, legado, e histórias, o coordenador do curso, Flávio André Silva, explica que embora o UNASP tenha um corpo docente excelente e uma estrutura física de qualidade, o ambiente do curso proporciona a sensação de não estar em uma faculdade, e sim entre família. “Como curso, estamos interessados em uma formação holística dos nossos alunos”, conta Flávio. 

Como mensagem para os mais novos educadores físicos, o coordenador diz: “A construção de uma carreira profissional de excelência é um processo que só termina quando deixamos de respirar. Sendo assim, hoje vocês estão alcançando mais um estágio nesse movimento que não deve parar jamais”, aconselha Flávio. 

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais