Acontece no UNASP

Comunicadores em missão: UNASP fortalece vínculo entre cursos de comunicação e Igreja Adventista

Egressos de comunicação contam sobre realização por trabalharem nas instituições adventistas como TV Novo Tempo e associações.

Texto: Ana Clara Silveira

Amanda Januário chegou ao UNASP em 2018 para cursar Jornalismo. Era tímida, mas corajosa. Em sua igreja local em Minas Gerais já se envolvia com projetos de comunicação e tinha sido diretora do departamento. Também participou por duas vezes do projeto “Um ano em Missão” aprimorando suas habilidades. Ainda assim, sua chegada na instituição foi marcada por algumas inseguranças.

Com o tempo e incentivo de amigos, Amanda começou a participar do coral e da recepção da igreja do campus. Esse equilíbrio lhe deu mais coragem também para enfrentar os desafios do curso que tinha escolhido. “Senti que minhas expectativas estavam sendo atendidas”, comemora. Amanda ingressou logo cedo na Agência Brasileira de Jornalismo, onde aprimorou sua escrita e performance como jornalista, e contribuiu com a rádio, além dos projetos integradores – atividade prática semestral – exigidos na graduação.

Cada etapa a fez se preparar para o mercado de trabalho antes mesmo do estágio obrigatório. Seu desejo de servir à igreja veio da observação de outros profissionais que se mostravam felizes por contribuir para a pregação do evangelho. Ela sempre frisa seu propósito: “Usar a minha profissão para fazer a igreja crescer e avançar”. Amanda é assessora de imprensa na Associação Mineira Leste, e assegura que, no seu primeiro ano de experiência como formada, não teve dificuldades comuns ao início da profissional por conta da experiência vivida no UNASP.

Sua história se parece com a de Vilma Rafvi, recém-formada no curso de Rádio e Televisão. Há 3 meses começou a trabalhar na TV Novo Tempo como assistente de produção. Como veio do Peru, Rafvi domina português e espanhol e tem contribuído para os núcleos de ambos os idiomas. Sua experiência na faculdade, especialmente na Agência Integrada de Comunicação, a preparou para servir a rede de televisão logo em seguida do fim da sua graduação.

O UNASP e a TV Novo Tempo firmaram ao longo dos anos parcerias que envolviam os alunos da graduação. Rafvi participou de alguns deles e começou a construir sua rede de contatos. “Começaram a me conhecer e assim finalmente, com as oportunidades incríveis que UNASP me proporcionou, conseguir ser contratada em uma instituição adventista que sempre tive vontade de trabalhar”, pontua.

Oportunidades no Brasil e além-mar

Dayanne Brandão é falante, alegre e brincalhona. Se formou em Publicidade e Propaganda no UNASP campus Hortolândia. Dayanne considera ser “muito importante ter professores preparados para orientar e direcionar durante o curso” e revela que “foi na faculdade que teve a oportunidade de ter um direcionamento certo para se tornar a profissional é”.

Dayanne se formou pelo UNASP e se tornou parte do time de estratégias digitais de Divisão Sul-Americana.

Ela já trabalha há 3 anos na Divisão Sul-Americana no setor de Estratégias Digitais como designer para o Feliz7Play tanto para português quanto espanhol. A plataforma também tem recebido diversas produções de egressos do UNASP. Roteiristas, cinegrafistas, produtores… e outra gama de profissionais que se dedicam a esse projeto da igreja adventista.

Para a publicitária, a experiência e contato com as instituições aconteceu pelo chamado “Programa Trainee UNASP”. Os alunos podem visitar diversas instituições da igreja adventista e saber seu funcionamento. “Foi uma experiência ímpar conhecer pessoas com o mesmo propósito, estreitar relações profissionais e, de certa forma, ganhar visibilidade dentro da área que eu planejava e desejava seguir. Esse programa, sem dúvidas, foi um ‘pontapé’ inicial para mim e para os alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho”.

Já Hellen Piris saiu do Paraguai para estudar Jornalismo no Brasil, especificamente no UNASP. A escolha pela instituição de ensino foi motivada pela vontade de sair da zona de conforto. Outro idioma, outra cultura. Seus pais sempre foram missionários e, por conta disso, ela morou em diversos lugares do país. Seu contato com grupos diversos a influenciou para aprender a falar em português e inglês, além da língua materna, o espanhol. Em sua trajetória no UNASP, essa habilidade aliada as oportunidades dos cursos de comunicação foram importantes para sua contratação pela Conferência Geral, maior instância da Igreja Adventista.

Hellen começou como freelancer e foi contratada pela Conferência Geral da Igreja Adventista.

“No UNASP, especificamente no setor de comunicação, tive a oportunidade de aprender sobre os aspectos técnicos da produção de conteúdo digital, escolha correta de temas e abordagens, além da execução dos diferentes processos que a produção para as redes e plataformas sociais exigem”, conta Hellen explicando como desenvolveu suas habilidades para a função de social media.

Estava segura antes mesmo de chegar ao UNASP de que trabalharia para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. No entanto, não esperava que a realização viria tão rápido. Além da formação profissional, a instituição de ensino possibilita que os alunos tenham um networking expressivo. “A oportunidade de trabalhar com a Conferência Geral surgiu no início do meu terceiro ano de faculdade e foi fruto da indicação de um colega do UNASP”, comemora.

Experiência em comunicação que vale ouro

A coordenadora dos cursos de comunicação do UNASP campus Engenheiro Coelho, além de ser ex-aluna de Publicidade e Propaganda da instituição, Sâmela Lima, trabalhou por anos na TV Novo Tempo. Desde a sua graduação sempre esteve envolvida em grandes projetos de comunicação e sua experiência após a contratação na rede de comunicação deu a ela mais propriedade sobre os critérios para contratação pelas instituições adventistas. Essa visão fez com que implementasse no curso maneiras de preparar os alunos para servirem à igreja.

Apesar da formação holística do UNASP, trabalhar pra Igreja Adventista é o sonho de muitos alunos que se tornam comunicadores pela instituição. “Acredito que as nossas instituições de ensino existem para formar cidadãos que contribuam para uma sociedade melhor. Queremos formar para o serviço a Deus e a comunidade. Nossos alunos podem atuar em qualquer empresa, em qualquer área, mas sem dúvida, servir a igreja cumpre exatamente a missão”, comenta a professora Sâmela.

Durante visita à Novo Tempo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer gestores e estreitar laços. O objetivo da coordenação do curso de Comunicação é ser uma ponte direta entre os egressos e os contratantes interessados na mão-de-obra. O coordenador de Recursos Humanos da TV Novo Tempo, Alessandro Souza, reforçou durante a visita dos alunos de comunicação à rede o perfil esperado dos alunos. “Buscamos pessoas que amam o que fazem”, diz entre os critérios.

Formandos visitam TV Novo Tempo para conhecer a estrutura e aumentar rede de contatos.

Iniciativas precursoras

A relação entre o UNASP e diversas outras instituições aconteceram por iniciativas conjuntas. A professora Sâmela Lima explica que “os cursos de comunicação do UNASP sempre tiveram a vocação de formar alunos para o serviço a IASD, principalmente pelo grande crescimento da comunicação adventista nos últimos anos”. As ações para fortalecer isso cumpriram alguns critérios. “Esses processos criam relacionamento entre alunos e profissionais dessas instituições, e fazem com o aluno saia da faculdade contextualizado com a organização adventista”, reforça a coordenadora.

Novas propostas também estão em processo de formalização por meio das Cátedras. Atualmente, a Cátedra Williams Costa Junior atende as demandas da comunicação adventista em um nível organizacional (conferência geral, divisão e uniões). Do outro lado está a recém-criada Cátedra Novo Tempo, que atende as necessidades da Rede Novo Tempo de Comunicação. “Essas cátedras buscam capacitar os alunos, promover projetos e relacionamento entre o aluno e a igreja”, comenta Sâmela.

Formatura 2022 pretende lançar novos profissionais para o mercado e serviço à igreja.

Projeção para a futuro

A formatura das turmas de 2022 acontece em dezembro. Antes de finalizar a graduação, muitos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, especialmente nas instituições da igreja, como Casa Publicadora Brasileira, TV Novo Tempo, Associações e Uniões. O desejo de servir a igreja é comum entre os estudantes. Muitos deles, como Amanda e Hellen, já pisaram no UNASP decididos a servir.

As portas abertas e fortalecimento do vínculo entre os cursos de comunicação e a igreja se tornaram catalisadores desses sonhos. Dayanne, a publicitária concorda e defende que “o UNASP te proporciona não só lembranças dos momentos vividos ali dentro, mas também experiências e oportunidades para a vida”.

Ciente disso, a professora Sâmela finaliza: “a comunicação é uma das principais ferramentas atuais para o avanço do evangelho, ao preparamos e motivarmos alunos para esse serviço estamos construindo uma sociedade melhor no hoje, mas também preparando para uma sociedade perfeita que só pode ser alcançada na volta de Jesus”.

Veja mais